Aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE AHTHUR SÁ EARP NETO
CURSO DE NUTRIÇÃO

CAMILA MAYORGA SANCHES

A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO GANHO DE PESO DO BEBÊ ATÉ OS 6 MESES.

PETRÓPOLIS
OUTUBRO DE 2012

PROBLEMA- O aleitamento artificial e misto promove ganho de peso excessivo?

HIPÓTESE- A amamentação exclusiva promove ganho de peso ideal para o bebê.
O aleitamento artificial interfere no crescimento dacriança.

1- INTRODUÇÃO
O aleitamento materno se diferencia, tanto qualitativamente e quantitativamente, das fórmulas infantis em relação aos valores nutricionais. O leite humano contém vários fatores bioativos como, por exemplo, o hormônio de crescimento, que vão atuar sobre a diferenciação e a manutenção funcional de órgãos específicos, modificando os aspectos do desenvolvimento do bebê.
Oaleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida, e mantido associado a outros alimentos até o segundo ano de vida, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a World Health Organization.(WAGNER, 2002).

O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois além de proporcionar umaporte necessário para o bom desenvolvimento da criança, também protege contra infecções, doenças respiratórias, doenças crônicas não-transmissíveis e malformação da arcada dentária. Considera-se que o leite humano apresenta um efeito protetor sobre o estado nutricional da criança, sendo uma das possíveis estratégias na prevenção da obesidade infantil e de algumas outras doenças. A lactação é uma dasmaneiras mais eficientes de se atender aos aspectos nutricionais, imunológicos, psicológicos e ao desenvolvimento do bebê (SALIBA et al., 2008; BALABAN; SILVIA, 2004).

Dados provenientes da Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde de 2006 (PNDS/2006), mostraram prevalência da amamentação exclusiva de 38,6% em menores de 6 meses (SEGALL-CORREA et al, 2009).Contudo, foi observado que nos últimos anos têm ocorrido avanços importantes na promoção da amamentação. (SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL, 1997).
A substituição do leite materno por leite artificial faz com que ocorra um aumento do número de óbitos de crianças, em torno de 1,5 milhões a cada ano, no mundo; a maioria por diarreia, pós existem lugares sem água potável para o preparodas mamadeiras, e a escassas informações sobre as noções de higiene. A solução para diminuir esse número de óbitos, basta somente incentivar o aleitamento materno.(Campestrini, 2006):

Segundo DAMIÃO(2008), a prática de amamentação associa-se ao nível de escolaridade da mãe. Devido ao baixo nível de instrução, mães analfabetas ou com primeiro grau incompleto amamentam no máximo até os 4 meses,diferente dos 6 meses recomendado pela OMS.

2- JUSTIFICATIVA
A relevância do presente trabalho justifica-se pelo fato de fornecer mais informações a respeito da importância do aleitamento materno exclusivo, favorecendo aqueles que desconhecem o seu verdadeiro significado.
O aleitamento materno não contribui apenas para uma alimentação saudável e equilibrada, mas também como efeito protetorcontra sobrepeso, obesidade, algumas doenças e o desenvolvimento da criança no seu primeiro ano de vida. Por esses motivos, é importante verificar o estado nutricional das crianças que foram amamentadas com leite artificial.

3- OBJETIVOS

3.1 - OBJETIVO GERAL

Analisar a associação entre o peso do bebê aos 6 meses e o tipo de aleitamento oferecido.

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Investigar se o aleitamento materno tem um efeito protetor contra o sobrepeso.
-Verificar a prevalência da amamentação exclusiva aos 6 meses.

4 -METODOLOGIA
Trata-se de estudo retrospectivo transversal, com coleta de dados secundária, realizado no Ambulatório Escola de Petrópolis, Rio de Janeiro. Os dados serão coletados com base em levantamentos de prontuários de bebês, atendidos no AMBE, para...
tracking img