Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Alcoolismo

O alcoolismo é a soma dos problemas relacionados ao consumo excessivo e constante do álcool. Suas consequências são danosas.

O Brasil é o quarto maior produtor de bebidas destiladas do mundo. Isto explica um Estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que revela o alcoolismo sendo a terceira maior doença no país, perdendo somente para os males do coração e ostumores.
A pesquisa indica que o consumo do Álcool é a causa de 5,6% de todas as mortes em homens no mundo.

As Barreiras que a Igreja enfrenta para alcançar as pessoas com a doença do Alcoolismo.

São muitas as barreiras que a Igreja enfrenta para evangelizar pessoas com a doença do alcoolismo. Primeiramente sabemos que todas elas possuem um cunho espiritual e que Satanás está por detrás delas.A bíblia afirma em 1Jo 5.19 que “Somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”, isto é, o “Sistema Mundo”. As pessoas são impregnadas pelas fortes e apelativas propagandas de bebidas. Isso para aqueles que não possuem uma profunda relação com Deus e que já tem uma inclinação, tornam-se presas fáceis para entrar no mundo do alcoolismo.

Os problemas batem as portas de todos e a diferençaestá em como enfrentá-los. Alguns procuram Deus como refúgio, porém outros não tem a mesma sensibilidade, e vêem a saída de afogarem suas mágoas no álcool.

Diante deste exposto, a Igreja enfrenta as seguintes barreiras:

* Os poucos trabalhadores da Ceara de coragem para evangelizar essa classe de pessoas. Jesus disse aos seus discípulos em Mt. 9.37 que “A seara é realmente grande, maspoucos são os ceifeiros."  Na verdade existem até muitos trabalhadores, mas pessoas com o comprometimento necessário e amor necessário para o trabalho é o que falta. Os crentes precisam rever seus conceitos de servos e praticar verdadeiramente o “Ide de Jesus”.

* As apelações a bebida  por meio das propagandas como já mencionado pode ser uma forte barreira. A propaganda constante impregna aspessoas, daí a necessidade também da igreja ser constante na propagação e conscientização dos males materiais e espirituais da bebida.

* Embora exista um número grande de Igrejas na região trabalhada, o grande número de Bares também é surpreendente. A cada 100 metros há pelo menos 1. O que se nota é a omissão de muitos crentes no assunto.
Dificuldade da Equipe ao evangelizar

Embora a equipeestivesse bem centrada e disposta ao desafio, encontramos algumas dificuldades.
O Alcoólatra não admite ser um Alcoólatra. Com muito pesar, ouvimos uma frase de uma senhora evangelizada que disse: “...bebo só socialmente! Um dia sim e outro também, mas não sou Alcoólatra”.
Muitas dessas pessoas não reconhecem que estão dando passos largos para o abismo.

Mas a maior dificuldade enfrentadapartiu dessa mesma senhora que disse: “...queria ser liberta e ser crente! Mas ser crente como muitos que conheço não dá...” Esta afirmação partiu em meio aos goles que ela já havia dado.

É entristecedor! Os crentes precisam resgatar a “Verdadeira Identidade de Servos”. Está faltando a melhor estratégia para o Evangelismo: “O bom Testemunho”

Provérbios 20.1:
O vinho é escarnecedor, e a bebidaforte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
Provérbios 20.1:
O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

Estratégias encontradas para alcançar os Alcoólatras

A forma excelente para nos aproximar deste grupo de pessoas foi o entrosamento na própria “rodinha” deles.
Quando chegávamos a uma roda de bar, enos sentávamos em suas mesas, estávamos nos colocando ao mesmo nível deles, demonstrando que tínhamos tempo para eles ganhando assim liberdade para dialogar sobre a vida cotidiana de pessoas normais.
Outra estratégia encontrada foi oferecer visitas de apoio em suas próprias casas. Necessitadas, não rejeitam uma oração e uma visita. Na visita demonstram interesse, e se abrem nos dando liberdade...
tracking img