Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Apresentação

Esse documento destina-se a elaboração de um projeto de intervenção exigido aos acadêmicos do 6° período de Serviço Social, para a disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social II, 2° semestre de 2011, visando aprofundar conhecimento sobre uma dada realidade, visando obter experiências não só na teoria mas como também na prática para realização de uma mudança noconcreto pensado.
A realização deste projeto de intervenção propõe aos acadêmicos, ampliar conhecimentos sobre determinado tema, formando assim uma opinião crítica sobre este de modo a pensar em uma mudança, vinculado com o espaço de realização de estágio, exercido no Escritório Sócio Jurídico de Chapecó – SC, sendo este um programa de extensão da Universidade Comunitária da Região de Chapecó que temcomo objetivo a inserção do acadêmico no campo de estágio, sendo supervisionado pela Assistente Social/ Supervisora deste campo e a professora de estágio. O Escritório Sócio Jurídico tem como finalidades atender pessoas com rendimento de no máximo três salários mínimos, resgatar os direitos de cidadania, assistência aos usuários, atender e prestar informações aos usuários e verificar melhoria nascondições de vida dos usuários.

O tema escolhido para a realização de uma intervenção será referente aos dependentes químicos da droga chamada álcool. No Escritório Sócio Jurídico no ano de 2010, dentro da problemática conflito conjugal, foi realizado 12 atendimentos referente ao alcoolismo. Em 2001, segundo o livro: Alcoolismo, o que você precisa saber, do autor Donald M. Lazo dentre os quebebem, “aproximadamente um em dez é afetado de tal modo que se comporta de maneira nocivo a si próprio e aos outros.” (pag.13)
O alcoolismo é uma doença que afeta a saúde física, o bem estar emocional e o comportamento do indivíduo. É uma doença crônica, progressiva e fatal, mas tratável, reconhecida pela organização Mundial de Saúde que atinge em torno de 10% da população.
Este projeto deintervenção será apresentado da seguinte forma: identificação, apresentação, caracterização da organização, caracterização da intervenção do Serviço Social, analises de dados e atendimentos, e analise pessoal de cada integrante do relatório de reconhecimento institucional.

Justificativa
Hoje o alcoolismo, por muitos, não é visto como uma doença, e sim como uma simples maneira de se divertir,cegando a sociedade com desculpa esfarrapadas como “ o pai que é fraco, ele bebe uma latinha e já ta bêbado!”, “da um desconto, hoje ela não se alimentou direito”, “hoje eu quero afogar as magoas”, ou até mesmo “to mal.. vo beber... to bem.. então vo comemorar bebendo...”.... fazendo assim, uma forma de negação da doença e uma naturalização do problema.
O álcool é uma doença que atinge qualquerpessoa que possui relações sociais, como negros, brancos, religioso, ateu, entre outros, ou seja, a doença não escolhe a pessoa. E é nessas mesmas relações sociais que muitas vezes ocorre o problema de não acontecer uma suposta “recuperação”. O alcoolismo só deixa de ser visto como algo natural a partir do momento que atinge a sua própria família, a partir de mudanças de comportamentos, agressõesfísicas e pscicologicas, problemas relacionado ao meio social como acidentes de transito, conflitos conjugais por coisas “simples”, mas que vão acumulando, como atrasar para as refeições, quebrar promessas, entre outras. Pois é aquela bela frase... “isso nunca vai acontecer comigo”.
Quando a família percebe que o problema esta entre ela, surge as perguntas: como lidar com isso? Aonde encontrareiajuda? Isso tem cura? Entre muitas outras, mostrando assim a falta do conhecimento sobre a abordagem do assunto. Nos mostrando assim, novamente o quanto a naturalização deste problema esta presente.
A principal característica da doença, alem do apresentado, como agressões e outros, é a negação. E é apartir dessa negação do doente, que geralmente é a família que procura ajuda.

Objetivo Geral:...
tracking img