Alcoolismo juvenil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcoolismo Juvenil

A adolescência é caracterizada por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, constituindo-se em importante momento para a adoção de novas práticas, comportamentos eganho de autonomia.
Nesta fase o jovem torna-se mais vulnerável a comportamentos que podem fragilizar sua saúde, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e de drogas.Outro aspecto que também pode influenciar o consumo do álcool pelo jovem e a relação dos mesmos com os pais, assim como a frequência de consumo dos pais do álcool em casa dando a entender que o mesmoajuda a relaxar e acabar com o seu stress diário após o trabalho e mesmo outras situações.
O uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas constituem um problema relevante nas sociedadescontemporâneas.
Isto ocorre em todos os segmentos da sociedade, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os indivíduos.

Observa-se que o consumo cada vez maisprecoce de bebidas alcoólicas atualmente deve-se ao seu fácil acesso nos estabelecimentos comerciais e às vastas propagandas que incentivam o consumo do álcool.

No Brasil o consumo de bebidas alcoólicasentre os jovens se inicia por volta dos 12 anos de idade, já na pré-adolescência.

Tendo como consequência desta experimentação o desenvolvimento do abuso e dependência do álcool

Assim o cérebro doadolescente que apresenta plasticidade pode sofrer mudanças duradouras e consequentemente provocar alterações de comportamento e também a ocorrências de apagões caracterizados pela impossibilidade deevocar lembranças de um evento, também podendo prejudicar seu aprendizado e desenvolvimento.
Medidas eficazes contra o alcoolismo juvenil devem ser tomadas pelas autoridades, que devem fiscalizar maisrigidamente os estabelecimento que vendem bebidas de teor alcoólico sem a cobrança da célula de identidade para o jovem para provar sua maioridade.
Sendo também muito importante o compromisso dos pais...
tracking img