Albert bandura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Albert Bandura

Vida de Albert Bandura

Albert Bandura nasceu no dia 4 de dezembro de 1925, em Mundare no Canadá, uma cidade tão pequena que a escola de ensino médio que frequentou tinha apenas 20 alunos e dois professores. Depois de se formar, trabalhou na construção civil no território Yukon, tapando buracos em uma estrada do Alasca. Vendo-se no meio de diversas personalidades curiosas,muitas das quais fugindo dos credores, de pensões e de funcionários da justiça, ele desenvolveu rapidamente uma profunda admiração pela psicopatologia da vida cotidiana, que parecia brotar da rigorosa tundra.
Bandura formou-se pela Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, recebeu o Ph. D. da Iowa University, em 1952, após um ano no Wichita Guidance Center em Kansas, foi trabalhar comoprofessor da Stanford University, onde acumulou um grande número de publicações. Em 1973, foi eleito presidente da American Psychological Association, onde em 1980 recebeu o Prêmio por Contribuição Científica de Destaque e sempre dirigiu a si o seu próprio humor, como exemplo temos o dia em que lhe perguntaram se ia para o trabalho a pé ou de carro e ele respondeu: “Das duas formas, às vezes das duas nomesmo dia”, pois havia ido trabalhar de automóvel, mas estava tão absorto com suas idéias que voltou para casa a pé, deixando o carro no estacionamento da universidade.
No início da década de 1960, propôs uma versão de behaviorismo que inicialmente definira como sociobehaviorismo, mas posteriormente chamou de abordagem cognitiva social. É psicólogo cognitivo da Universidade de Stanford e seuprincipal objetivo foi construir ligações entre a teoria do aprendizado tradicional e as teorias da personalidade cognitiva por meio do seu conceito de "expectativa da auto-eficácia." Ele também trabalhou para conectar a psicologia clínica e abordagens empiricamente orientadas para o conhecimento da personalidade ao associar a psicologia cognitiva com princípios do behaviorismo a fim de pesquisar arelação entre as expectativas das pessoas e seus comportamentos. Especificamente, ele examinou a relação entre o que a pessoa espera fazer e como ela executa na realidade.
Bandura concorda com Skinner que o comportamento é aprendido, mas a semelhança entre elas acaba aí, mas criticou a ênfase dada por Skinner a avaliados animais e não a avaliados humanos interagindo uns com os outros. Suaabordagem é uma teoria de aprendizagem social, que investiga o comportamento como adquirido e modificado num contexto social, ele argumenta que não podemos esperar que sejam relevantes para o dia-a-dia os dados de experimentos que não envolvem interação social, pois há poucas pessoas que atuam em isolamento social, ele também enfatiza que praticamente todas as formas de comportamento podem ser aprendidassem que se experiencie diretamente qualquer reforço.
Sua abordagem é chamada também de “aprendizagem observacional”, indicando a importância da observação do comportamento de outras pessoas, aonde em vez de experienciarmos reforços para cada uma de nossas ações, aprendemos através de reforço vicariante, observando o comportamento de outras pessoas e as conseqüências dele. Uma característicaparticular de sua teoria é o enfoque na aprendizagem por meio de observação ou exemplo, e nem sempre de reforço direto.
Uma outra característica do enfoque de aprendizagem social sua é o seu tratamento de processos cognitivos internos ou de pensamento, onde diferentemente de Skinner, ele acredita que processos cognitivos podem influenciar a aprendizagem de observação. Não imitamos automaticamente oscomportamentos que vemos outras pessoas efetuarem, em vez disso tomamos uma decisão deliberada e consciente de nos comportarmos da mesma forma e para aprendermos, mediante exemplos e reforços vicariantes, temos de ser capazes de antecipar e estimar as conseqüências dos comportamentos que observamos.
Ele acreditava que não há ligação direta entre comportamento e reforço como Skinner compôs, diz...
tracking img