Albergues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico
Em 1909 na Alemanha o professor Richard Schirmann dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos. De atividades pedagógicas, passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que o prof. Schirmann descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas o pernoite emhospedarias.

Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude - HOSTEL, em Altena, Alemanha, no ano de 1912, que funciona até hoje. Em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude - Hostelling International.

A idéia chegou no Brasil, na década de 60, década da geração "pé na estrada", do movimento hippie, dos movimentos estudantis no mundo.

Em 1971 o Brasil criou aFederação Brasileira dos Albergues da Juventude e começou a fazer parte do Movimento Alberguista. Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo, presente nos 5 continentes.
Missão
Promover o intercâmbio Cultural.

Filosofia
Nossa filosofia é que jovens de todo o mundo conheçam, através do Hostelling International, países, cidades, culturas e costumes diferentes eaprendam a respeitar as peculiaridades de cada povo e a conviver em sociedade, contribuindo para formação do jovem. Os hostels prezam pelo espírito de amizade, o sentimento de solidariedade e o desejo de viajar. Ser alberguista é sobretudo amar a liberdade, dignificar a convivência humana e o respeito. O sucesso do alberguismo repousa na Missão e na filosofia que estão enraizadas no movimento.  Selecione um título na lista seguinte para saber como nasceu a Hostelling International – e como anda a nossa organização.

Nossa Missão
Nascimento do Alberguismo com Richard Schirrmann
Expansão Mundial dos Albergues
O Alberguismo e os jovens
Desenvolvimento dos Albergues
O Futuro da Hostelling International
Normas Meio-ambientais

Nossa Missão
“Fomentar a educação de todos os jovensde todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor,religião, sexo, classe social nem opiniões políticas, para que possam chegar assim a compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país, como no estrangeiro.”

Essa é a nossa missão tal como estipula o Art. 2 dos Estatutos da Federação Internacional de Albergues da Juventude (International Youth Hostel Federation – IYHF).

Nascimento do Alberguismo com Richard Schirrmann
Criados com oprincípio de ajudar os jovens de limitados recursos econômicos a desfrutar da natureza e das cidades do mundo, os albergues se encontram hoje em dia no coração do turismo internacional para uma ampla faixa etária. A contribuição anual dos alberguistas no ingresso do setor turístico mundial já chegou a alcançar 1,4 bilhões de $USA. Desde 1909, o ano em que os albergues nasceram das excursões doprofessor alemão Richard Schirrmann com seus alunos, o alberguismo já se converteu em uma das maiores organizações associativas para a juventude do mundo, com um número de membros superior a 3 milhões, e uma filosofia mais válida hoje que nunca.

Expansão Mundial dos Albergues

A Hostelling International gera atualmente 35 milhões de pernoites anuais em seus mais de 4.000 albergues espalhadospor mais de 60 países. Reservá-los com antecedência não poderia ser mais fácil que através desta página da Internet. çado a faixa dos 30 anos e trazer a sua família de automóvel, como chegar sozinho, a pé, com uma mochila nas costas, ou fazendo parte de um grupo de estudantes... Para o alberguismo tampoco é um fim em si. Para os alberguistas de todas as idades, os albergues constituem um...
tracking img