Autoridade Espiritual
Quando o homem vive no princípio de submissão àsautoridades delegadas por Deus, ele desfruta de benefíciosdesejados por todos os homens, a saber:Paz, ordem e harmonia nocorpo de Cristo;Edificação e formação de vidas;Unidade e saúde na igreja;Cobertura e proteção espiritual.
c)Equilíbrio entre Autoridade e Submissão
A liderança é limitada pela palavra de Deus; elanão éarbitrária ou conforme normas pessoais, porém pelapalavra do Senhor.
A submissão é a de um filho e não a de um escravo, nãopode ser caracterizada por temor e obrigação.
A autoridadedelegada nada tem a ver com a salvação dodiscípulo – porém com a forma de governo. Umdiscipulador nunca pode tomar o lugar de Jesus comoSalvador, porém ele foi capacitado por Deus paraproteção, direção,correção e supervisão.
O alvo daquele que cuida de vidas não é criar robôs. Umaliderança espiritual produz discípulos que são capazes eresponsáveis por eles mesmos, por suas famílias e unspelosoutros. Nossa missão é levar as pessoas de umadependência nossa para uma responsabilidade pessoal eum caminhar íntimo com o Senhor.
A autoridade espiritual nunca é algo que nós tomamos eexigimos paranós, porém sempre é algo que éreconhecido.
Nenhum líder pode pedir algo que é contra a palavra deDeus, imoral ou contra a lei ou contra a consciência dopróprio indivíduo.
29
AutoridadeEspiritual
O PROBLEMA DO SUPERESPIRITUAL
Quem é este? É aquele que aparenta espiritualidade,mas esconde uma grande rebelião e que traz muito dano aocorpo de Cristo. O superespiritual costuma dizer: “Eu sóobedeço a Cristo, o Senhor. Não estou sujeito a nenhumhomem
!” Isto é loucura! Toda vez que se diz “
Deus, quero
teobedecer
”, o Senhor responde bem claro e preciso: “
Ótimo! Entãoobedeça ao teu
marido, teu pai, teu chefe, teu pastor
!”Aí aparece o superespiritual declarando: “
Não, eu só obedeçoao Senhor, a ninguém
mais. Só obedeço ao que tu me falares pessoalmente...