Aicl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DA DISCIPLINA:
APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO E LÍNGUA



INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho deve cumprir os seguintes requisitos formais:

- Extensão: Entre 6 ou 8 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver –).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Interlinhas: 1,5.
- Alinhamento: Justificado.O trabalho deve ser realizado neste documento Word e as normas de apresentação e edição, quanto a citações e referências bibliográficas, devem ser seguidas.

Do mesmo modo, deve-se seguir o procedimento oficial de entrega. Em hipótese alguma, deve ser entregue através do endereço de correio do professor ou professora correspondente.

Por último, o trabalho que não cumprir as condições deidentificação não será corrigido.




Nomes e sobrenome/s: Daniela Alves Lugon

Código: BRFPMME856970

Data: 13/04/12


Trabalho:



Considere as reflexões realizadas a respeito do enfoque AICLE no tópico 5.6 da disciplina (“Alguns problemas”). Tome estes pontos e outros que você queira levar em consideração de toda a disciplina e empregue-os para elaborar um texto argumentativo emque defenda ou rejeite a ideia de que “O paradigma AICLE é o enfoque do futuro”. No texto, é preciso avaliar o enfoque e considerar os argumentos e os materiais que foram trabalhados na disciplina e depois relacioná-los, na medida do possível, com sua própria experiência docente e/ou como aluno.

O texto deve organizar os pontos abordados de forma coerente. Deve-se evitar saltar de um ponto aoutro como se simplesmente se estivesse avaliando uma lista. Deve-se tentar observar a questão tanto de uma perspectiva local quanto de um ponto de vista internacional; e, do mesmo modo, considerar o enfoque AICLE tanto de um ponto de vista prático como filosófico. Você considera que permitirá ensinar línguas melhor? Talvez. Argumente.





























Adisciplina estudada “Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua” apresenta um enfoque integrado onde o aluno, de forma paralela, desenvolve tanto habilidades relacionadas ao conteúdo estudado quanto à língua estrangeira em que o mesmo se encontra. Seu objetivo é justamente desenvolver no aluno capacidades lingüísticas ao mesmo tempo em que outros temas são tratados, deixando assim o aprendizado delínguas menos tenso e decorativo.

O método é uma proposta em que a aprendizagem se torne mais excitante e proativa. A língua estrangeira é aplicada a assuntos ou conteúdos atrativos, ao contrário de métodos comumente utilizados, onde a própria língua é o enfoque. Assim, a língua estrangeira seria um meio para compreender o conteúdo e ao mesmo tempo seria paralelamente desenvolvida de forma menospesada.

Embora essa proposta realmente facilite e aumente o interesse pelo aprendizado de uma língua estrangeira, é necessário atentar para as questões culturais que estão em jogo. Como tratar os conteúdos de forma integrada a uma segunda língua sem deixar de lado a língua materna? Historicamente, o Brasil inconscientemente sofreu duras seqüelas a nível lingüístico. No início de suacolonização, ao mesmo tempo em que catequizavam os indígenas os jesuítas automaticamente imbuíam em seu meio a Língua Portuguesa, matando aos poucos as línguas nativas que iam sendo deixadas de lado. Hoje, o Ministério de Educação tenta reverter essa situação garantindo a uma minoria de escolas indígenas o ensino de sua língua materna. Claro que nesse caso, o objetivo dos jesuítas era claramente colonizador,mas é questionável ainda hoje se essa prática não fizesse uma língua se sobrepor a outra sem levar em conta as questões culturais.

Ainda sobre os limites culturais, o sistema de ensino ao escolher seus métodos a serem adotados deve lembrar-se de que cada nação traz em si características e formações divergentes e que nem sempre o método adotado em uma localidade terá o mesmo sucesso em...
tracking img