Aguas minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA AULA= 002
PROF: ANDRÉ LEITE
TEMA: CITOLOGIA PRISE & PSS 1
ASSUNTO: bioquímica celular
Água e sais minerais
BIOQUÍMICA CELULAR

1. Conceito: É a parte da biologia que estuda as principais substâncias que constituem a matéria viva.
2. Classificação: Asprincipais substâncias encontradas nas células podem ser classificadas em:
a) substâncias inorgânicas: Água e sais minerais.
b) substâncias orgânicas: Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos.
ÁGUA
1. Características gerais:
a) Importância: A água é a substância química mais abundante da matéria viva, sendo pôr isso, uma das substâncias mais importantes para qualquer servivo. Não há como pensar em vida sem a presença de água.
b) pH: A água possui PH neutro=7, e isso é muito importante, pois a maioria das reações químicas que ocorrem no organismo, ocorrem em PH=7.
c) Densidade: O gelo é menos denso do que a água líquida a 4°C, isso faz com que o gelo flutue na água. Nas regiões mais frias, esse gelo que se forma na superfície da água atua como isolante, tornandomais difícil que a água abaixo se congele. Isso permite a sobrevivência dos organismos aquáticos de regiões frias.
3.2 Funções:
a) Solvente universal: A água é uma substância polar, isto é, possui cargas elétricas positivas e negativas, graças a disposição de seus átomos de hidrogênio que formam entre si um ângulo de 106° aproximadamente (fíg.1). Em virtude disso, a molécula de água tem acapacidade de dissolver a maioria das substâncias químicas do organismo, facilitando desta forma o metabolismo.

[pic]
FIG.1
b) Transporte de substâncias: A água é um importante veiculo de transporte de substâncias nos organismos, como: nutrientes, gases de respiração, excreção, tudo isso se difunde na água e por ela é carregado.
c) Regulação térmica: A água possui um alto calor específico, isto énecessita receber muita energia para que varie sua temperatura e isso é importante para os seres vivos, porque, em função dessa propriedade a água atua no equilíbrio térmico no organismo, impedindo variações bruscas de temperatura que afetam o metabolismo celular.
d) Reações de hidrólise: A água participa como reagente, na quebra de macromoléculas no organismo em unidades menores, nas reações dehidrólise.
e) Ação lubrificante: Nas articulações ósseas, a água compõe o líquido sinovial exercendo um papel lubrificante, contribuindo para diminuir o desgaste das cartilagens ao evitar o atrito entre elas nessas regiões.
f) Capilaridade: Em virtude da forte atração entre as moléculas de água por pontes de hidrogênio, a água consegue subir por tubos muito estreitos. Esse fenômeno é conhecidopor capilaridade. Por esse motivo, a seiva de um vegetal da raiz, pode subir até as folhas mais altas.
3.3 Variação do percentual de água no organismo: A quantidade de água em um organismo varia segundo três critérios, são eles:
a) Espécie: A quantidade de água varia segundo a espécie considerada.
Ex: Água viva - 98%
Homem - 70%
b) Idade: Quanto maior a idade menor o percentualde água no organismo. Em relação à espécie humana, podemos considerar:
Ex: Feto - 85%
Adulto - 70%
Idoso - 65%
c) Metabolismo: quanto maior o metabolismo de um órgão ou tecido maior será a quantidade de água.
Ex: Cérebro - 85%
Fígado - 70%
Ossos - 35%
DESIDRATAÇÃO X ANIDROBIOSE
a) Desidratação: Quando em um organismo a perda deágua for maior que o ganho, esse organismo sofre desidratação. Estima-se que a perda de apenas 10% da água existente em nosso organismo pode levar a morte.
b) Anidrobiose: Existem alguns seres vivos que podem viver quase que totalmente sem água, pôr períodos mais ou menos prolongados. É o caso, pôr exemplo, dos esporos de bactérias, cistos de protozoários e sementes de vegetais superiores. Esse...
tracking img