Aguas minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Águas Minerais e Suas Vantagens

A definição principal de água mineral está no artigo primeiro do Código de Águas Minerais: 

Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.Portanto, as águas minerais são geralmente as fontes de água naturais que existem nas fazendas ou podem ser captadas através de um poço tubular profundo, geralmente em lugar protegido da poluição, adubo, resíduos industriais etc, devidamente arborizado e longe das cidades e das chuvas poluídas por indústrias. As águas superficiais (rios, lagos...) não podem ser classificadas como águas minerais. OCódigo de Águas Minerais diz que a água mineral deverá ter uma ação medicamentosa. Isto geralmente não é levado a sério, visto que no Brasil não existe nenhuma experiência para constatar cientificamente a ação medicamentosa da água mineral. O que se pode afirmar são os benefícios através dos sais minerais contidos em maior ou menor grau nas águas minerais.

Para garantir a qualidade da água mineral,o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) estabeleceu em 1998 a exigência de estudos - feitos por hidrogeólogos - da área de proteção do local da extração da água, mostrando as possíveis fontes de poluição e os cuidados a serem tomados.
Benefícios para a Saúde

A água é a substância mais abundante no corpo humano, chegando a consistir entre 50 e 65% do peso de um adulto razoavelmentemagro. Um corpo adulto contém em média 45 litros de água, dos quais, 30 circulam dentro das células. Aproximadamente 3 litros circulam como plasma sanguíneo, transportando proteínas e outros nutrientes com capacidade de penetrar nas paredes capilares. Os demais 12 litros integram o líquido intersticial, que envolve as células e produz a linfa e várias outras secreções.Com exceção do tecido ósseo,no qual a água é mantida encapsulada, existe um intercâmbio permanente de líquidos intracelulares e extracelulares através das membranas das células.
O papel essencial da água no organismo:

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, absorção e transporte de nutrientes; permite que ocorra uma série de processos químicos; assume opapel de solvente para resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Além disso, mantém a temperatura do corpo estável, e proporciona uma camada protetora para as células do corpo.
É necessária ainda na formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo base para o sangue e todas suas secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucosgástricos, líquido sinovial, dentre outros), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.
Ações Medicamentosas das Águas Minerais
Na natureza, encontramos diversos tipos de água, que variam de acordo com os elementos que a compõe.
Algumas são ideais para o consumo, enquanto outras são prejudiciais à saúde. 

ÁGUA MINERAL:  contém no mínimo 500mg de minerais por litro. Os produtos vendidos como “águanatural” não sofrem nenhuma modificação no conteúdo de minerais. Algumas marcas de água mineral não trazem o termo "natural", pois nelas são injetados sais minerais, isto é, são modificadas pela indústria. Conforme o principal mineral dissolvido, a água de fonte pode ser alcalina, sulfurosa, dentre outras, decorrendo daí suas propriedades medicinais. Os principais tipos de água mineral são:

ÁguaRadioativa: possui radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age no sistema digestório e respiratório. Sua inalação é indicada para o tratamento de asma. Pode ser ingerida, já que o radônio permanece ativo por pouco tempo no organismo, eliminando o risco de contaminação; nesse caso, atua como diurética.
Água Salobra: levemente salgada e não forma espuma com o sabão.
Água Acídula:...
tracking img