Agrotoxicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇAO

Alto Caparaó é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estima-se 5.257 habitantes. Ocupa uma área de 104,571 km², situando-se a 997 metros de altitude.Grande parte da área do município é coberta por lavouras de café. Outra parte é ocupada pelo Parque Nacional do Caparaó. A cafeicultura e o turismo são as duas principais atividades econômicas domunicípio.
A atividade cafeeira apresenta grande potencial de crescimento tanto no mercado interno, devido, em grande parte, ao processo de estabilização, quanto no externo, devido ao processo de globalização. Especialistas afirmam que o Brasil tem potencial para aumentar a produção em 10% ou 20% em um ano. Se isso ocorrer, o país tornar-se-á, novamente, uma importante peça da atividade cafeeira.Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional de café, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
Uma plantação de café pode levar três anos para crescer e dar frutos. A longa espera do cafeicultor pode serdecepcionante, se, a poucos meses da colheita os pés de café forem atacados por um fungo conhecido como ferrugem. A Hemileia Vastatrix, nome científico deste inimigo microscópico dos cafezais, reproduz-se rapidamente, fazendo estragos em grandes velocidades. Assim como a ferrugem, há outros fungos e também insetos, bactérias e vírus que atacam as mais diversas plantações. A maneira mais comum decombatê-los é usando agrotóxicos, que também são chamados agroquímicos ou defensivos agrícolas.
A utilização de produtos visando ao combate de pragas e doenças presentes na agricultura não é recente. Civilizações antigas usavam enxofre, arsênico e calcário, que destruíam plantações e alimentos armazenados. O intenso desenvolvimento da indústria química a partir da Revolução Industrial determinou oincremento na pesquisa e produção dos produtos agrotóxicos. Sua produção em escala industrial teve início em 1930, intensificando-se a partir de 1940. Os termos pesticidas, praguicidas, biocidas, fitossanitários, agrotóxicos, defensivos agrícolas, venenos, remédios expressam as várias denominações dadas a um mesmo grupo de substâncias químicas comumente chamadas de agrotóxicos.
A aplicaçãoindiscriminada de agrotóxicos afeta tanto a saúde humana quanto ecossistemas naturais. Os impactos na saúde podem atingir tanto os aplicadores dos produtos, os membros da comunidade e os consumidores dos alimentos contaminados com resíduos, mas, sem dúvida, a primeira categoria é a mais afetada por estes. A exposição a agrotóxicos pode levar a problemas respiratórios, tais como bronquite asmáticae outras anomalias pulmonares; efeitos gastrointestinais, e, para alguns compostos, como organofosforados e organoclorados, distúrbios musculares, debilidade motora e fraqueza. Além do fenômeno agudo, existe também a intoxicação crônica, na qual a reversibilidade do quadro clínico é, em geral, bastante difícil. Nesse caso, pouco se conhece a respeito dos efeitos do longo tempo de exposição aosagrotóxicos. Esses efeitos não têm sido caracterizados adequadamente, pois eles podem se tornar aparentes apenas após anos de exposição. Apesar dessa dificuldade, a literatura médica aponta a existência de problemas oculares, no sistema respiratório, cardiovascular, neurológico, efeitos cutâneos e problemas gastrointestinais relacionados ao uso prolongado desses produtos. Ao mesmo tempo, o agricultorque não conhece os efeitos danosos dos agrotóxicos na saúde pode superestimar seus benefícios e usar doses maiores que as necessárias. Estima-se que os agrotóxicos são responsáveis por mais de 20 mil mortes não intencionais por ano, sendo que a maioria ocorre no Terceiro Mundo, onde se estima que 25 milhões de trabalhadores agrícolas são intoxicados de forma aguda anualmente.


1.2SINAIS E...
tracking img