Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Projetos

Objetivos do planejamento do projeto
Avaliar, junto às partes interessadas, os requisitos, premissas e restrições do projeto.
Desenvolver o plano de gerenciamento de recursos humanos, definindo funções e responsabilidades dos membros da equipe do projeto.
Desenvolver o orçamento do projeto com base no escopo declarado.
Criar a estrutura analítica do projeto coma equipe, através da decomposição do escopo macro, buscando facilitar o gerenciamento do escopo do projeto.

Desenvolver o plano de qualidade baseado no escopo e requisitos de qualidade do projeto, buscando evitar a ocorrência de defeitos e reduzindo o custo de qualidade.

Desenvolver o plano de gerenciamento de mudanças, definindo como as mudanças serão tratadas.

Desenvolver o plano decomunicações baseando-se nas necessidades da estrutura organizacional e requisitos das partes interessadas, buscando facilitar o gerenciamento das informações do projeto.

Desenvolver o plano de aquisições baseado no escopo e cronograma, para assegurar que os recursos necessários serão disponibilizados no momento adequado.

Apresentar o plano do projeto às principais partes interessadas,para obter a aprovação para a execução do projeto.

Desenvolver o plano de gerenciamento dos riscos do projeto, através da identificação, análise e priorização dos riscos inerentes ao projeto e definindo estratégias de respostas aos riscos, buscando facilitar o gerenciamento das incertezas que envolvem um projeto durante o seu ciclo de vida.

Conduzir a reunião de abertura do projeto comtodos os principais envolvidos, para anunciar o início do projeto.




O planejamento é a única que envolve todas as áreas do conhecimento: Escopo, tempo, custos, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integração.






















Plano de Gerenciamento do Projeto
- Gerencia como o projeto será iniciado, processado e por fim finalizado.
É oprocesso no qual documentamos as ações necessárias para definir, preparar integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
Planos auxiliares:
Planejamento do escopo
Planejamento do Tempo
Planejamento do Custo
Planejamento da qualidade
Planejamento de recursos humanos
Planejamento das comunicações
Planejamento do gerenciamento de risco
Planejar compras e aquisições

O planejamento doEscopo é dividido em três processos:

Coletar os requisitos - Este processo define e documenta as características e funções para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.

Definir o escopo - Definir o Escopo - Este processo descreve, em detalhes, as entregas do projeto e o trabalho necessário para produzi-las.

Criar a EAP - Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) -Este é o processo onde ocorre a subdivisão das principais entregas contidas no escopo do projeto decompondo o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.






















Planejamento do Tempo

O gerenciamento de tempo do projeto inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo.








Definiras Atividades - É o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

Seqüenciar Atividade - É o processo de identificação e documentação dos relacionamentos lógicos entre as atividades do projeto.


Estima os Recursos das Atividades – É o processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoa, equipamentos ou suprimentosque serão necessários para realizar cada atividade.

Estimar a duração das atividades - É o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para executar atividades específicas com os recursos estimados.


Desenvolver o Cronograma - É o processo utilizado para analisar os recursos necessários, restrições do cronograma, durações e seqüências de atividades....
tracking img