Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura do jiló (Solanum gilo)


[pic]

O jiló (Solanum gilo) é uma planta anual, de origem desconhecida, pertencente à família das solanáceas (Solanaceae).

No Brasil a produção está concentrada principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor nacional respondendo por 32% da produção.

 

[pic]
Flor do jiló

[pic]Fruto do jiló

Escolha da variedade

Dentre as cultivares existentes as que mais se destacam no cenário produtivo são: Morro Grande e Rei do Verde (variedades com frutos redondos e coloração verde-clara), a cultivar Morro Grande (produção de frutos de formato globulares e coloração verde-escura) e Comprido Verde-claro e Tinguá (variedades com frutos alongados, coloração verde-clara eresistência à doenças como antracnose e à murcha-bacteriana.).

Clima e época de plantio

Por ser uma planta de clima quente e muito exigente em temperatura a época de plantio mais indicada para o jiló encontra-se entre os meses de setembro a fevereiro, sendo que também é cultivado ao longo do ano, porém em regiões de baixas altitudes e que apresentam inverno suave, visto que a cultura é bastantesensível ao frio.

[pic]
Mudas de Jiló

Escolha e preparo do solo

Em relação ao tipo de solo por ser uma cultura rústica, em relação às demais solanáceas, o jiló é menos exigente em nutrientes e mais tolerante à acidez, motivo pelo qual geralmente não se fazem aplicações de calagem para o seu
cultivo

O jiló apresenta melhor desenvolvimento em solos de textura areno-argilosa, emboraapresente bons rendimentos e capacidade de adaptação a variados tipos de solo. Por ser uma cultura intolerante ao excesso de água exige solos bem drenados e cuidados na irrigação.

Em relação à necessidade de calagem, de acordo com a análise de solo recomenda-se fazer a correção do mesmo quando estiver com pH abaixo de
5,5 e o teor de alumínio for superior a 0,2 cmolc/dm³. O preparo do solo écaracterizado por uma aração e/ou gradagem de maneira que fique bem nivelado e fofo. Após o preparo do solo deve-se fazer o preparo das covas e as adubações orgânica e química, baseadas na análise de solo, sendo que ambos os procedimentos devem ser feitos com antecedência ao plantio das mudas.

Adubação orgânica

A importância da adubação orgânica para a cultura ressaltando que a mesma é muito benéficaprincipalmente se for feita nos 30 dias que antecedem
o plantio das mudas (desde que seja farta). Na adubação orgânica pode ser usado esterco puro de galinha (2 litros de esterco por metro de sulco) além de outras fontes de matéria orgânica,  como fontes alternativas 5-8 ton/ha de esterco de ave; 10-15 ton/ha de esterco de cama de ave ou composto orgânico; e 20-30 ton/ha de esterco de curral/ha.Adubação química

A recomenda como aplicação, no caso de ausência de uma análise de solo 360 g do adubo químico 04- 14-08, 2 g de bórax e 2g de sulfato de zinco. Pórem as adubações devem ser realizadas mediante a interpretação da análise de solo associadando a Tabela 1 e 5.

[pic]
Tabela de niveis de fertilidade

[pic]
Tabela de recomendação de adubação

Adubação de cobertura

Naadubação de cobertura recomenda-se a aplicação de 60-70 kg/ha de N em parcelas de 4-5 aplicações; 60-70 kg/ha de K2O (em casos de solos pobres) em doses iguais. recomenda que a adubação de cobertura seja feita 30 dias após o transplante das mudas e em intervalos consecutivos de 30 dias após o início da colheita, com aplicações de 15 g por planta do adubo 20-00-20.

Implantação da cultura: plantioe semeadura

Existem basicamente dois métodos a serem seguidos pelo produtor no plantio, ambos envolvendo processos de formação de mudas para posteriormente realizar-se o transplante:

1.  Plantio em sementeiras, efetuando-se posteriormente a repicagem para copinhos de papel de jornal contendo uma mistura de solo com adubos; e transplante para o campo.

2. Formação das mudas em bandejas...
tracking img