Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A semente é de suma importância para todos os seres vivos. Sua importância direta na vida do homem se baseia por ela ser usada principalmente como base na alimentação, extração de óleos, fabricação de bebidas e também por conter a reserva de alguns nutrientes tão necessários à saúde humana. Indiretamente a semente tem sua importância fundamental como forma de perpetuar e disseminar asespécies vegetais. A história da agricultura mostra que os primeiros contatos entre o homem e a fisiologia de sementes foram estabelecidos a partir do momento que foi descoberta a possibilidade de seu uso para a propagação de plantas (Palagi,2006). Isso se deve também à sua fácil dispersão, seja por vento, água, animais, insetos e principalmente pelo homem.
Na semente estão contidos ossuprimentos que a planta precisa para desenvolver seu primeiro estágio, onde ela crescerá quando encontrar as condições desejadas. A esse primeiro estágio de desenvolvimento de uma planta é chamado de germinação.
Para a botânica, a germinação tem início com a absorção de água e se encerra com a emergência da radícula. Do ponto de vista puramente fisiológico, a germinação compreende quatro fases:embebição de água, alongamento das células, divisão celular e diferenciação das células em tecidos. (Palagi,2006).
O processo de germinação inicia-se com uma rápida absorção de água ocorrendo a embebição de todos os seus tecidos e uma expansão do tegumento envolvente. (Carvalho & Nakagawa, 2000). Durante a embebição, as sementes passam pelas fases preparatórias essenciais à germinação (Fanti & Perez,2003). Os efeitos provocados pela embebição permitem que as sementes atinjam um determinado grau de umidade que ativa o sistema metabólico que está relacionado com o processo pré-germinativo e com a maior respiração das células embrionárias. (Mayer & Poljakoff-Mayber, 1982; Popinigis, 1985; Larcher, 2000). Isso também se deve pelo fato de quando absorvida de água a semente torna-se turgescente e issofavorece as trocas gasosas, segundo Ferreira & Borghetti (2004) aumentando assim a atividade respiratória.
A quantidade absorvida durante este processo de embebição varia de acordo com a espécie, variedade, temperatura ambiente, composição química da semente, natureza dos tegumentos, teor de umidade da semente, quantidade de água disponível, etc. (Toledo & Filho, 1977).
A embebição é um tipo dedifusão, que é o movimento ao acaso de partículas de uma determinada substância, distribuindo-se uniformemente num espaço disponível. (Bewley & Black, 1994). Isso aponta que existe uma força que traz a água para dentro da semente. Segundo Carvalho e Nakagawa (2000), a força inicial de embebição por parte da semente seca pode ser bastante grande. Com o progresso da hidratação das células, a forçaosmótica passa a atuar. Essa absorção provoca ainda um aumento de volume, forçando o rompimento do tegumento e facilitando a emergências das estruturas internas da semente, que sozinhas não teriam força suficiente para rompê-lo (Carvalho & Nakagawa, 2000).
A duração dessa fase de embebição é um tanto rápida, de uma a duas horas, sendo um processo físico que ocorre devido à diferença de potencialhídrico entre a semente e o meio. Essa absorção ocorre mesmo que a semente esteja dormente ou inviável (Bewley & Black, 1994).
O objetivo do presente trabalho é observar na semente o processo de embebição (transferência de água para dentro das células da semente) e avaliar as forças (ponteciais hídrico e osmótico) que influenciam neste processo.

MATERIAIS E MÉTODOS
Experimento I: Pressão deembebição
Foi-se pesado 100,05g de gesso em uma balança de precisão, onde posteriormente foram diluídos com 40 ml de água e misturados dentro de um béquer de tal forma que se formou uma pasta. Metade de tal pasta foi colocada em um copo descartável, foi-se utilizado uma pinça para colocar 4 sementes de feijão formando um X dentro do copo, em cima do gesso. Imediatamente a outra metade do...
tracking img