Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR-FARES
CURSO BACHAREL EM AGRONOMIA

ANNYERE DE SOUZA TORREYAS

CASTANHEIRA-DO-BRASIL

BOA VISTA- RR
2011

ANNYERE DE SOUZA TORREYAS

CASTANHEIRA-DO-BRASIL

Trabalho apresentado no curso de graduação da faculdade Roraimense de ensino Superior-Fares no curso de agronomia para obtenção de nota na conclusão do bimestre

Orintador prof: DanielBOA VISTA RR
2011

INTRODUÇÃO

A castanheira (Bertholletia excelsa Humb. & Bonpl.) pertence a família das Lecitidáceas, sendo a única espécie do gênero Bertholtia. E uma arvore de grande porte que se sobressai na floresta, chegando a 50 metros de altura e 2 metros de diâmetro, podendo viver mais de 500 anos. Por essas características, a castanheira e considerada uma arvore importante paraa estrutura e funcionamento do ecossistema em que vive. Alem disso, apresenta muitas interações com diferentes tipos de animais. A flor da castanheira possui urna estrutura especial, sendo polinizada apenas por abelhas grandes (dos gêneros Xilocopa e Bornbus) capazes de abrir a flor e promover a troca de pólen. Fenômeno este essencial para a arvore produzir frutos Outra interação forte. Ocorrecom as cutias (Dasyprocta spp.) e os macacos cairará e prego, os quais, são responsáveis por grande parte da dispersão de sementes. Os roedores como a paca (Agoutipacd e a própria cutia gostam tanto da castanha-do-brasil que alem de comer as sementes retiradas dos ouriço seguem encontrar as mudinhas e comer a semente que estão enterrada, causando a perda de novas plantas por predação.
Acastanheira encontrada em quase todas as florestas de terra fume da Região Amazônica. No Estado do Acre, no entanto, existem algumas regiões onde ela não ocorre naturalmente, como é o caso do Vale do Juruá.
A castanheira produz frutos urna vez por ano. Seu fruto é grande, medindo de 8 a 15 cm de diâmetro, e demora mais de um ano (14 a 15 meses) para ser formado. No Estado do Acre, de forma geral, operíodo em que os frutos caem da copa da castanheira vai de novembro a março, sendo o pico da queda de dezembro a janeiro e o da coleta de janeiro a março. Uma castanheira pode produzir ate 1.000 ouriços em uma safra, no entanto, a produção de uma arvore varia muito em função de vários fatores, dentre os quais: o ano, a região, a grossura da arvore (diâmetro a altura do peito DAP), as condições da copae da própria característica genética da arvore. Em função disso, a produção de um castanhal pode ou não variar de uma safra para outra. Tradicionalmente, os extrativistas comentam que a castanheira possui um ciclo de alta produção (; a cada quatro anos, ou seja, a arvore produz o muito e depois vai diminuindo, voltando a produzir muito no quarto ano. Um estudo feito na região de Xapuri-AC(Seringal Filipinas, Reserva Extrativista Chico Mendes), referente as safras de 2002, 2003 e 2004, confirmou essa variação na produção individual de cada arvore, mas ainda não foi possível verificar a tendência do ciclo de quatro anos. Neste estudo observou-se que a produção de frutos de uma arvore esta relacionada com sua grossura (DM) e que a produção total do castanhal não variou muito de uma safrapara outra. Uma castanheira nova (DAP de 50 a 100 cm) produziu de 20 a 40 frutos por ano, enquanto aquelas em plena fase produtiva (DAP de 100 a 150 cm) produziram em media 100 a 200 frutos. A castanheiras muito grossas (DAP maior que 150 cm) apresentaram uma queda significativa no número de frutos, produzindo em media , 60 frutos Também foi observado que algumas castanheiras de aparência saudável,com copa bem formada, nunca produziram.

Dentre os produtos florestais não madeireiros, a castanheira-do-brasil se caracteriza como um dos mais importantes recursos econômicos da Amazônia (Mori, 1992; Clay, 1997), e tem importância fundamental para a economia de diversas localidades e populações extrativistas em regiões produtoras na Bolívia, no Peru e na Amazônia Brasileira (Mori e Prance,...
tracking img