Agroindustria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia

Nomes:

Amanda Veloso Faria N°02

Carmem Hernandes Toledo Nº06

Raíssa Elias Nº17

Rebeca Giovanka N°18

Tópicos

• O que é a agroindústria?

• Principais produtos;

• Como ela se fortaleceu no Brasil?

• Estímulos da agroindústria;

• O que é agronegócio?

• As divisões do agronegócio;

• Conseqüências ambientais daagroindústria;

• Conseqüências sociais da agroindústria;

• Notícias.

O que é agroindústria?

A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que se inserem na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros. O grau de transformaçãovaria amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais para cada uma dessas matérias-primas. A agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade,perecibilidade e heterogeneidade.
A partir de 1970, o Brasil vivenciou um aumento no setor agroindustrial, especialmente no processamento de café, soja, laranja e cana-de-açúcar e também criação de animais, principais produtos da época. 

A agroindústria, que corresponde à fusão entre a produção agropecuária e a indústria, possui uma interdependência com relação a diversos ramos da indústria, poisnecessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas e implementos. 

Esse conjunto de interações dá à atividade alto grau de importância econômica para o país, no ano de 1999 somente a agropecuária respondeu por 9% do PIB do Brasil, entretanto, se enquadrarmos todas as atividades (comercial, financeira e serviços envolvidos) ligadas ao setor de agronegócios esse percentual se eleva deforma significativa com a participação da agroindústria para aproximadamente 40% do PIB total. 

Principais produtos

Alimentos
Envolve toda cadeia da produção alimentícia, como por exemplo frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos, beneficiadores.

Biocombustíveis
É o setor da agroindústria que cuida do cultivo deplantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos, os chamados biocombustíveis.

Têxtil
Ramo da agroindústria que produz e transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração, insumos para a indústria moveleira, calçadista.

Madeira
Explora o solo pelo cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ouprodutos químicos para posterior utilização como matéria prima de várias indústrias, como a moveleira e construção civil, a indústria papeleira, ou mesmo a obtenção de lenha para combustível.

Como ela se fortaleceu no Brasil?

A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. Uma avaliaçãorecente estima que sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) seja de 11%, o segundo setor em importância no País, atrás apenas da química e petroquímica. Na década de 70, a agroindústria chegou a contribuir com 70% das vendas externas brasileiras. Atualmente, essa participação está em torno de 40%, não só pela diversificação da pauta de exportações, mas também pela tendência à queda dos preçosdas commodities agrícolas nos últimos 15 anos. Ainda assim, o setor cresceu e aumentou o valor das exportações em quase todos seus segmentos.
Hoje, o Brasil se defronta com um novo quadro de tendências internacionais no setor agroalimentar, que combina especialização (e, com isto, elevados requerimentos de produtividade) e variedade (que exige atenção ao consumidor e uma ágil capacidade de...
tracking img