Agricultura bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRICULTURA BAHIA
O estado da Bahia é atualmente uma das melhores alternativas de investimento do Brasil. Sua economia é diversificada, destacando-se: a metalurgia, a agricultura, a pecuária, a agroindústria, a exploração mineral, a construção civil e o turismo. Com uma extensão territorial de 56 milhões de hectares, dos quais 32 milhões são áreas agricultáveis, as lavouras ocupam 4 milhões e aspastagens 15 milhões de hectares, restando ainda 13 milhões disponíveis para o uso agrícola.
Visando estimular os investimentos, o Governo do Estado vem apoiando a implantação de empresas agrícolas e agroindustriais, oferecendo incentivos fiscais, financeiros e de infra-estrutura. Além de promover a assistência técnica, a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico.
O resultado de todoesse empenho tem sido a consolidação do agronegócio, que se expande com sucesso em direção ás áreas irrigadas do Vale do São Francisco, da região Oeste e do extremo Sul do Estado.


FRUTICULTURA
A fruticultura no Estado representa uma boa alternativa de negócios com diversas oportunidades de investimentos para os diferentes níveis da cadeia produtiva, da plantação á venda no varejo emsupermercados e lojas de produtos alimentícios especiais e de alta qualidade. A atividade segue as normas requeridas, especialmente, pelos mercados dos Estado Unidos e União Européia.
A participação da Bahia na fruticultura nacional tem crescido chegando atualmente a 10% de toda a produção interna, estando presente em todas as regiões do Estado, com pólos consolidados e estruturados para a exportação, aexemplo do Submédio São Francisco (Juazeiro), extremo sul(Teixeira de Freitas), Livramento de Nossa Senhora e Itaberaba, e pólos de desenvolvimento como Barreiras, Bom Jesus da Lapa e o Nordeste da Bahia. Visando um maior desempenho, o Estado oferece infra-estrutura e um apoio logístico eficiente com três portos marítimos- Ilhéus, Aratu e Salvador, além do Aeroporto internacional de Salvador.
Asperspectivas de expansão da fruticultura tropical são excelentes devido ás áreas disponíveis para irrigação e á possibilidade de obtenção de duas ou mais safras por ano.
Além da produção de frutas tropicais, o clima propiciado pela altitude da Chapada Diamantina tem atraído produtores para o cultivo de frutas como ameixa, morango, caqui e uva sem semente que são típicas de regiões temperadas,diversificando ainda mais a atividade no Estado.

FLORICULTURA
O Estado da Bahia pode ser considerado como um berço natural para produção de flores e plantas ornamentais.
A grande diversidade natural de clima e solo, compreendida por regiões ecológicas caracterizada em microclimas propícios a atividade da floricultura, apresenta-se como um conjunto de opções pra inúmeros cultivos de flores eplantas ornamentais, das mais exóticas às espécies nativas.
Outro fator facilitador é a possibilidade de aquisição de terras produtivas, dotadas de infra-estrutura, a preços acessíveis e elevado potencial de produção e produtividade. Além do Estado da Bahia representar um excepcional mercado consumidor que, dado á sua estratégica posição geográfica, incorpora outro mercados consumidores importantescomo os do Sudeste e Nordeste.

CAFÉ
A produção do café no Estado da Bahia tem aumentado e criado diversas oportunidades de investimentos. A distribuição espacial da atividade se dá em três pólos de produção:
Planalto, Cerrado e Atlântico-caracterizados por cultivarem espécies distintas, demonstrarem níveis tecnológicos diferenciados e produzirem diferentes tipos de bebidas.
Na região dosCerrados, a cafeicultura demonstra maior dinamismo, com 12,5 mil hectares de área irrigada, com alto aporte de tecnologia e registrando níveis de produtividade em lavouras de 24 meses, de 50 sacas, de 60Kg beneficiadas por hectare. Neste aspecto, a cafeicultura apresenta as melhores produtividades do país. A espécie mais cultivada é a Coffea arábica, ou simplesmente “ Arábica”, destinada a composição...
tracking img