Agregados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agregados Miúdos e Graúdos

Introdução

Agregados são materiais granulosos, relativamente inertes, que entram na composição das argamassas e concretos. Em concretos, suas principais funções são: Reduzir o custo (são responsáveis por 70 a 80 % da massa do concreto), e Reduzir a retração; Aumentar à resistência a abrasão.Agregados Miúdos e Graúdos

Agregado miúdo: Ø máximo > 4,8mm

Agregado graúdo: Ø máximo < 4,8mm

Peneiras: denominamos pelas dimensões nominais das aberturas formadas pela Malha quadrada, cujas dimensões são expressas em milímetros. Série normal de peneiras agregado graúdo: 76; 50; 38; 25; 19; 9,5 agregados miúdos: 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,30; 0,15; (fundo).Granulométria: distribuição, em percentagem, dos diversos tamanhos dos grãos.

Análise granulométrica:

Porcentagem retida: é a porcentagem de material retido em uma determinada peneira.

Porcentagem acumulada: é a soma das porcentagens retidas em uma determinada peneira e nas outras que lhe ficam acima da numeração.

Módulo de finura: é a soma das porcentagens acumuladas em todas as peneirasda série normal, dividida por 100. Quanto maior o módulo de finura mais grosso será o agregado

Diâmetro máximo: é o número da peneira da série normal na qual a porcentagem acumulada é inferior ou igual a 5%.

AREIA, BRITA E CASCALHO

Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados são matérias granulares, sem e volumedefinidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que forem extraídos em sua forma fragmentar, sendo está, a forma que se encontra do material na sua área fonte. Como exemplo deagregados naturais tem: areia e cascalho. Artificiais são os materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedra-pomes, vermiculita...); agregados normais (brita areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Quanto ao tamanho dos fragmentos, tem-se:agregados miúdos, os materiais com diâmetro mínimo superior de 4,8mm até diâmetro máximo de 0,075mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. Defini-se ainda agregado graúdo, ou pedregulho, os materiais com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152 mm, especificada pela mesma norma citadaanteriormente. Como exemplo de agregados graúdos tem: cascalho e brita. Levando em conta esse conceitos, é possível deduzir que os agregados são obtidos em rochas cristalinas ou depósitos naturais sedimentares. As propriedades físicas e químicas dos agregados e as misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os casos de falência de estruturasem que é possível chegar-se a conclusão que a causa foi à seleção e o uso inadequado dos agregados. A exploração destes materiais em sua área fonte (pedreira, depósito sedimentar) depende basicamente de três fatores: a qualidade do material, o volume de material útil e o transporte, ou seja, a localização geográfica da jazida. Estes materiais agregados são utilizados principalmente para confecçãode concreto, blocos para revestimento de edifícios, proteção de taludes de barragens, pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias, blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS AGREGADOS AREIAS

Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando...
tracking img