Agregado graudo - brita 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO.
A brita é um dos principais insumos da construção civil, chegando a representar mais de 60%, em média, do volume construído. São obtidas através da fragmentação de rochas do tipo granitos, gnaisses, basaltos, diabásios, migmatitos, calcários e dolomitos. Em relação à granulometria, a brita é classificada em britas 1, 2 e 3, pedrisco e pó de pedra. Neste relatório trabalharemos emcima da brita classificada como 1 que constitui-se no produto mais nobre e é aplicada, essencialmente, em concretos esbeltos e bombeados.

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
2.1 MATERIAIS AGREGADOS PARA COSNTRUÇÃO CIVIL.

Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados são matérias granulares, sem o volume definidos, de dimensões epropriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.
Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que forem extraídosem sua forma fragmentar, sendo esta, a forma natural que se encontra o material. Como exemplo de agregados naturais temos: areia ecascalho. Artificiais são os materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada.
Considerando a densidade, existem agregados leves (pedra-pomes, vermiculita...); agregados normais (brita,areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Quanto ao tamanho dos fragmentos, tem-se: agregados miúdos, os materiaiscom diâmetro mínimo superior de4,8mm até diâmetro máximo de 0,075mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem.
Define-se aindaagregado graúdo, ou pedregulho, os materiais com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152mm, especificada pela mesma norma citada anteriormente. Como exemplode agregados graúdos tem: cascalho e brita.
Levando em conta esse conceitos, é possível deduzir que os agregados são obtidos em rochas cristalinas oudepósitos naturais sedimentares. As propriedades físicas e químicas dos agregados e as misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os casos de falência de estruturas em que é possível chegar-sea conclusão que a causa foi à seleção e o uso inadequado dos agregados.
A exploração destes materiais em sua área fonte (pedreira, depósito sedimentar) depende basicamente de trêsfatores: a qualidade do material, o volume de material útil e o transporte, ou seja, a localização geográfica da jazida.
Estes materiais agregados são utilizados principalmente para confecção de concreto, blocos pararevestimento deedifícios, proteção de taludes de barragens, pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias, blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.

2.2 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS AGREGADOS.

2.2.1. BRITA.

Material classificado como agregado de origem artificial, de tamanho graúdo. Tendo como área fonte aspedreiras, que exploram rochas cristalinas com solos pouco espessos de cobertura, no estado físico sem muita alteração, de preferência aquela contendo rochas quartzo – feldspáticas como os granitos, gnaisses. Porém, às vezes, rochas como o basalto e calcários microcristalinos, também são explorados para essa finalidade.
A textura da rocha fonte deve ser coesa e não muito grossa, com baixa porosidade,ausência de plano de fraqueza ou estrutura isotrópica.
A produção de agregados para a construção civil está disseminada por todo território nacional. O número de empresas que produzem pedra britada é da ordem de 250, a maioria de controle familiar. Estas empresas geram cerca de 15.000 empregos diretos; 60% produzem menos de 200.000 toneladas/ano.
A participação dos tipos de rocha utilizadas na...
tracking img