Agostinho da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Agostinho da Silva


Índice
* Prefácio -----------------------------------------------------------Pag.2
* Breve Biografia--------------------------------------------------Pag.3 á 8
* Educação de adultos em Portugal-----------------------------Pag.9 a 10
* Reflexão sobre os professores---------------------------------Pag.11 a 12
*Pedagogos---------------------------------------------------------Pag.13
* Quanto às ideias pedagógicas referentes a Portugal-------Pag.14
* Concluindo com o inédito--------------------------------------Pag.15
* Webgrafia e Bibliografia----------------------------------------Pag.16



Prefácio
Agostinho da Silva é dos mais paradoxais pensadores portugueses do século XX.Com a suasólida formação filosófica e científica, vamos ao encontro de um homem livre que sabia que a liberdade é difícil («não há liberdade minha se os outros a não têm»),ele entendia a cultura como um processo para melhorar a vida das pessoas, capaz de gerar «uma ética ,uma maneira de viver, um comportamento civil e individual ».
Um homem preocupado com o futuro do mundo, não aceitava os pensamentos feitos eos juízos definitivos. Não aceitava de forma alguma o dogmatismo.
Um homem que incentivava as pessoas ao seu próprio pensamento sem quaisquer constrangimentos, para que cada um possa ser o que realmente é, aberto a todas as propostas, cultivador do paradoxal.
Era apaixonado pela vida, gostava de conversar e de ter companhia, sempre com um humor certeiro e provocante e uma alegria contagiante.Apesar de seu profundo conhecimento da filosofia, não se dizia um filósofo. «Não sei se há filosofias nacionais, e não sei se os filósofos, exactamente porque reflectem sobre o geral, se não internacionalizam desde logo».
Quem foi este homem a quem alguns chamam de Profeta do Terceiro Milénio, e que, apesar de uma vida humildemente dedicada ao serviço de causas era (e continuará a ser)considerado um mestre?

Breve Biografia
George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto em 1906, dizia-se descendente de avós pescadores algarvios e soldados alentejanos.Com poucos meses foi viver com a família para Barca D'Alva (Figueira de Castelo Rodrigo).
É em Barca D´Alva que partilha a sua infância com suas duas irmãs mais novas, vive em contacto com a terra e as gentes simples, que semprevalorizará pela autenticidade, sabedoria e grandeza de sentimentos. Vivia num lugar onde “Não havia escola, não havia correio, não havia luz eléctrica, nem havia coisa nenhuma…”
“….Assumir-se-á sempre como filho de Barca D´Alva, ultima terra portuguesa antes da fronteira, porta aberta a outros povos e culturas onde viveu aquilo que, mais tarde, virá a conceptualizar e defender como iberismo…”
Diziaele que: “nascer não é uma fatalidade, é sim uma escolha pré-consciente que se perde quando se voa do Céu para a Terra “para que cada um se cumpra segundo o sonho.
Foi da sua mãe que herdou a sua inclinação artística, ela incutiu-lhe o gosto pela leitura e poesia, portanto quando entrou na escola já sabia ler e escrever.
Faz a instrução primária com distinção na escola São Nicolau do Porto edesse tempo relembra:”…e me ensinou a ler com perna atada á mesa para não fugir a ver lagarto e cobra, muito mais interessante que o livro da terrível obrigação…”
Antes de se apaixonar pelos escritores e pela cultura Portuguesa sonhava em ser marinheiro. Defendia: “Cada um de nós como homem é inteiramente excepcional….Simplesmente as condições da sociedade em que vivemos, obriga todos nós, alentamente nos irmos parecendo uns com os outros.”

Em 1924 entra na faculdade de letras do Porto para cursar Românicas, mas nesse mesmo ano pede transferência para o curso de Filologia clássica que é o ramo da filologia que estuda os sistemas linguísticos e a literatura da Antiguidade Clássica, especialmente do latim e do grego.
Enquanto anda na faculdade começa a colaborar na revista Seara Nova,...
tracking img