Agentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os riscos ocupacionais (RO) que estão sujeitos o pessoal da equipe de enfermagem têm sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, dada a relevância do tema, e pelas repercussões pessoais, sociais e econômicas que esses eventos trazem para os trabalhadores.

Ao iniciar a referida carreira profissional, a maioria dos profissionais da equipe de enfermagem, não tem a exata noçãodos RO envolvidos no exercício da profissão.

Essa revisão visa o trabalho do profissional de enfermagem e sua relação com os RO que se apresentam no contexto hospitalar. A escolha dessa temática ocorreu devido a questionamentos importantes diante da escolha por essa formação profissional e da ainda, pouca vivência de atuação frente à realidade enfrentada nessas instituições, levando ànecessidade de conhecer melhor os riscos à saúde envolvidos na prática dos profissionais.

A situação de trabalho nas instituições hospitalares apresenta-se problemática frente a inexistência de condições laborais satisfatórias, pelo fato de no hospital existir ambientes considerados insalubres, com pacientes de diversas patologias e fatores de riscos outros, deletérios à saúde, o que acaba comprometendoa dos seus trabalhadores (SILVA, 1998).

A enfermagem exerce papel central e de grande importância no atendimento ao paciente/cliente, estando assim exposta aos fatores de riscos, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, entre outras situações, pelo fato de permanecer maior parte de seu tempo ao lado do cliente e em contato íntimo com a insalubridade ambiental (SILVA, 1998).

Esseproblema ocasiona aos profissionais de enfermagem o afastamento de suas atividades, elevando o índice de absenteísmo nas instituições, com repercussões na qualidade de vida do trabalhador, na organização dos serviços e no atendimento ao usuário. As ocorrências de doenças ocupacionais constituem um dos principais problemas que acometem os trabalhadores de instituições hospitalares em geral e os deenfermagem em particular (MENDES, 1999).

1.1 Objetivos

1.1.1 Geral

• Identificar os principais riscos ocupacionais aos quais estão expostos os trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar.

1.1.2 Específicos

• Relatar se os profissionais de enfermagem identificam os agentes propiciadores de RO no ambiente de trabalho hospitalar;

• Analisar a relação do trabalho deenfermagem com os RO que são submetidos;

• Caracterizar os RO existentes no trabalho de enfermagem no ambiente hospitalar.

2.REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Trabalho e Processo Saúde-Doença em Instituições Hospitalares

Entende-se por trabalho “... uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento...” (FERREIRA,2001). “... É a aplicação das atividades físicas e intelectuais; serviço, esforço...” (ROCHA & PIRES, 2000).

Japiassu & Marcondes (1993 apud COCCO, 2002), relatam que, na antiguidade, enquanto os gregos consideravam o trabalho como expressão da miséria do homem, os latinos opunham o otium (lazer, atividade intelectual) ao vil negotium (trabalho, negócio).

Arendt (1993) explica que a eramoderna trouxe consigo a glorificação teórica do trabalho, e resultou na transformação efetiva de toda a sociedade em uma sociedade operária, sendo o trabalho fundamental para a manutenção.

Ressalta-se que essa modificação no modo de entender o trabalho, surgiu diante da necessidade de se ter mão de obra trabalhando, de maneira fragmentada e alienada, sem realizar grandes questionamentos, o queaconteceu em decorrência da revolução industrial e implementação do jeito de pensar capitalista. Assim, de a logo vil e direcionado aos escravos, a partir de dessa nova ideologia, o trabalho passou a ser encarado como atividade importante (ARENDT, 1993).

Quanto à saúde, sabe-se que há a clássica definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza ser uma situação não apenas de...
tracking img