Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I - INTRODUÇÃO

O mundo começou a ficar globalizado nos últimos 20 anos, a partir do que foi chamado de Terceira Revolução Tecnológica, ou seja, processamento, difusão e transmissão de informações. A velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização, porém a globalização não beneficia todos de maneira uniforme, uns ganham muito, outros ganham pouco, e outrosperdem, exigem se menores custos de produção e maior tecnologia, onde a mão de obra menos qualificada é descartada.
Tendo em vista, o processo de desenvolvimento pelo qual passam os setores industriais e de serviços em nosso país, com o processo de automação e informatização, a adequação ergonômica dos postos de trabalho e do sistema de produção são necessidades imediatas. Com este processode globalização as empresas para sobreviverem precisam ser competitivas, e é necessário que elas modernizem seus recursos técnicos (maquinas e equipamentos), qualifique e capacite seus funcionários, e proporcione boas condições de trabalho aos colaboradores.
Neste contexto de alta competição, tem se dado atenção às condições do ambiente de trabalho e a saúde dos trabalhadores, através deprogramas como avaliação de riscos ambientais e segurança industrial. As empresas começaram a entender que para alcançar índices de produtividade competitivos, os ambientes de trabalho devem proporcionar saúde e conforto para as pessoas que neles desenvolvem suas atividades. Um fator que deve ser destacado na busca de um ambiente de trabalho são as condições ergonômicas.
A Segurança doTrabalho e Meio Ambiente está comprometida com a identificação de possíveis atos, condições inseguras e riscos ambientais em nosso dia a dia, avaliando as causas e propondo soluções para eliminar ou minimizar os mesmos.
Através destas ações a garantia do trabalho seguro e saudável é uma das formas de melhorar a produtividade das empresas. A existência de condições inadequadas de trabalhodiminui a produtividade na medida em que os acidentes e as doenças ocupacionais são mais onerosas e podem ter conseqüências diretas e indiretas muito graves para a vida dos trabalhadores e dos empregadores.
O objetivo deste trabalho foi levantar e analisar as condições ergonômicas e de riscos ambientais na segurança industrial em uma empresa do ramo automobilístico, “Behr Brasil” e propormelhorias para os resultados encontrados.


II-DESENVOLVIMENTO
1. Aspectos conceituais de ergonomia
Segundo Iida (2005, pág.2), o conceito de ergonomia é:
“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho aqui tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas aqueles executados com maquinas e equipamentos, utilizados para transformar os materiais, mas tambémtoda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e uma atividade produtiva. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais. A ergonomia tem uma visão ampla, abrangendo atividades de planejamento e projeto, que ocorrem antes do trabalho ser realizado, e aqueles de controle e avaliação, que ocorrem durante e após este trabalho. Tudo isso é necessáriopara que o trabalho possa atingir os resultados desejados.”

A ergonomia inicia se com o estudo das características do trabalhador para, depois, projetar o trabalho que ele consegue executar, preservando a sua saúde. Assim a ergonomia parte do conhecimento do homem para fazer o projeto do trabalho, ajustando-o às suas capacidades e limitações. Observa-se que a adaptação sempre ocorre nosentido do trabalho para o homem. A recíproca nem sempre é verdadeira. Ou seja, é muito mais difícil adaptar o homem ao trabalho. Esse tipo de orientação poderia resultar em máquinas difíceis de operar ou condições adversas de trabalho, com sacrifício do trabalhador. Isso seria inaceitável para a ergonomia.
Definição de ergonomia
Existem diversas definições de ergonomia. Todas procuram...
tracking img