Agentes causadores de queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENTES CAUSADORES DE QUEIMADURAS
Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc.
eletricidade : corrente elétrica, raio, etc.
radiação : sol, aparelhos de raios X, raiosultra-violetas, nucleares, etc.
Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc.
Biológicos: animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc.  vegetais : o látex de certasplantas, urtiga, etc.
Queimaduras por calor:
Vapor- As queimaduras causadas por vapor normalmente não são muito profundas, uma vez que a transmissão do calor pelo ar quente é menor do que um líquidoquente derramado sobre a pele, por exemplo, além do que normalmente o paciente que entra em contato com o vapor quente se defende imediatamente não se expondo ao agente por muito tempo. Normalmente asqueimaduras causadas por vapor são de primeiro, no máximo de segundo grau.
líquidos quentes- Muito comum na cozinha, o derramamento de líquidos quentes sobre o corpo causa queimaduras de até segundoprofundo ou terceiro grau, a depender da temperatura do liquido, de sua facilidade de retirada e do tempo de exposição. Por exemplo, uma queimadura com água quente deve ser menos profunda do que umaqueimadura por mel quente, mesmo estando ambos na mesma temperatura.
Chama direta- Ocorre quando uma pessoa se expõe diretamente ao fogo externo, por exemplo, no caso de uma explosão de um fogãocaseiro, a chama queima por um período curto e as lesões são de menor monta do que quando o próprio corpo do paciente está em chamas.
Fogo- Nestes casos, o próprio corpo está em chamas, e as lesões são maissérias do que nos casos de chama direta. O tempo de exposição ao agente causador da queimadura (álcool, gasolina, óleo, etc) é maior do que na chama direta e muitas vezes a queimadura chegafacilmente a terceiro grau.
Contato- Da mesma forma que nos líquidos quente, pode-se queimar ao entrar em contato com uma superfície quente, como uma chapa quente, ou até mesmo andar descalço em um asfalto...
tracking img