Trabalho de queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO VITÓRIA
PROFESSORA: JULIANA
CURSO: TÉC. ENFERMAGEM
ALUNA: SANDRA BASTOS DA SILVA
DATA: 12/08/2012

TRABALHO
DE
QUEIMADURAS

Índice:

Introdução:.................................................................................................................................3
Definição:Queimaduras:.......................................................................................................................4
Saiba como socorrer uma vítima de queimaduras:...................................................................5
Graus de queimaduras: 1º grau: Sinais e Sintomas:..................................................................6
Segundograu:............................................................................................................................................7
Como socorrer vítimas de queimaduras de 2º grau: Sinais e Sintomas:..........................8
Terceiro grau: Como socorrer vítimas de queimaduras de 3º grau:..................................9
Sinais e Sintomas: Primeiros Socorros:........................................................................................10 Queimadura elétrica ou 4º grau: AgenteCausador.................................................................11
Cuidados de enfermagem ao queimado: Cuidados imediatos: Cuidados inciais........12
Cuidados locais: Reposição hidro-eletrolítica: Antibioticoterapia:..................................13Conclusão:..................................................................................................................................................15
Referências Bibliográficas:.................................................................................................................16

Introdução:



O trabalho a seguir tem por objetivo definir de um modo geral o que é queimadura, apresentando suas causas, graus, primeiros socorros, sinais e sintomas e os cuidados de enfermagem prestados ao pacienteatingido.




DEFINIÇÃO:

Queimaduras são lesões da pele, produzida no tecido de revestimento do organismo, por agentes térmicos, elétricos, produtos químicos, irradiação ionizante e animais peçonhentos, que causam dores fortes e podem levar a infecções.
O termo queimadura refere-se ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. NoBrasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano.
As queimaduras constituem importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções decorrentes da queimadura.
As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos.
Causas menos comuns são asqueimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química).
As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente, etc.).
A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorrem da chama dofogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.
Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.

Saiba como socorrer uma vítima de queimadura:

Pessoas com queimaduras profundas podemcorrer sério risco de vida. Quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão.
Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de lesão pede um socorro específico.
O que NÃO se deve fazer:

Passar pasta de dente, pomadas, ovo, gelo, manteiga, óleo de...
tracking img