Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WESLEY TEODORO DE GUIMARÃES
ADENILSON N.R. DA SILVA
TATYANE RAMIRES
















AGENDA 21

























Estácio de Sá

Campo Grande MS

2012

Estácio de Sá







Wesley Teodoro de Guimarães
Adenilson R.N da Silva
Tatyane Ramires






Agenda 21





Trabalho referenteà disciplina de Sistema De Gestão Ambiental 4º semestre do curso Gestão Ambientais da Faculdade Estácio de Sá orientado pelo professor Virgílio para obtenção de notas, realizado pelos acadêmicos Wesley Teodoro de Guimarães, Adenilson R.N da Silva e Tatyane Ramires.
















Campo Grande MS
2012

INTRODUÇÃO


Agenda 21 trata-se de um plano de açãoestratégica, Que constitui a mais ousada tentativa abrangente já feita pelo homem de promover, em escala planetária, novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Trata-se de uma decisão consensual extraída de documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, envolvidos,por dois anos, em um processo preparatório que culminou com a realização da conferencia das nações unidas sobre meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92.
Apesar de ser um ato internacional, sem caráter mandatório, a ampla adesão aos seus princípios tem favorecido a inserção de novas posturas frente aos seus usos dos recursos naturais, aalteração de padrões de consumo e a adoção de tecnologias mais brandas e limpas, e representa uma tomada de posição ante a premente necessidade de assegurar a manutenção da qualidade do ambiente natural e dos complexos ciclos da biosfera.
Além da Agenda 21, resultaram desse processo quatro outros acordos: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Declaração de princípios sobre oUso das florestas; Convenção das Nações Unidas sobre diversidade Biológica; e a convenção das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
A elaboração da agenda 21 Brasileira (1997-2002) envolveu 40 mil participantes em diversas etapas e buscou redefinir o modelo de desenvolvimento do pais, introduzindo o conceito de sustentabilidade.















ObjetivoO objetivo, conhecer os itens propostos pela agenda 21, quais os países que aderiram a esse movimento internacional, quais as dificuldades que os países encontraram para cumprir o tratado, quem deixou de aderir a esse movimento e porque, enfim melhorar nosso conhecimento acadêmico, levando em conta o desenvolvimento sustentável e como os países estão elaborando suas Agendas nos aspectos, social,cultural, econômico, espacial e principalmente ambiental.

















































DESENVOLVIMENTO


A agenda 21 indica as estratégias para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Nesse sentido, identifica atores e parceiros, metodologias para obtenção de consensos e os mecanismos institucionais paraa sua implementação e monitoramento.
Conforme o site www.crescentefertil.org.br/agenda21/perguntas.htma Agenda 21 esta estruturada em quatro seções:
Dimensões sócias e econômicas – seção onde são discutidas, entre outras, as politicas internacionais que podem ajudar a viabilizar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento; as estratégias á pobreza e á miséria; anecessidade de introduzir o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento; as estratégias de combate á pobreza e á miséria; a necessidade de introduzir mudanças nos padrões de produção e consumo; as inter-relações entre sustentabilidade e dinâmica demográfica; e a proposta para a melhoria da saúde publica e da qualidade de vida dos assentamentos humanos;
Conservação e gestão dos...
tracking img