Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
respo_idade social daempresa
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Metodologia; 4. Conceitos de responsabilidade social; 5. Os beneficiários da responsabilidade social; 6. Andlise descritiva dos resultados; 7. Conclusões.

Responsabilidade social em pequenas e médias empresas**
José Artmatés de Oliveira
DoPPGA/UFRS

.mente responsáveis, mas somente espera ser provida de bens e serviçoselaborados dentro da lei e das normas de honestidade e integridade (Steiner, 1978, p. 37). No entanto, com um debate mais profundo sobre este assunto, observar-se-á que é mais provável que a disposição das pequenas empresas em ter um comportamento socialmente responsável seja maior do que a das grandes e poderosas em investir em atividades sociais. Para tal fim, parte-se da percepção de que a empresa estácercada por diversas categorias de pessoas: empregados, consumidores, credores, fornecedores, acionistas, proprietários e a sociedade como um todo. Aceita-se ainda que cada uma dessas categorias exige atenção especial da empresa, a qual, contudo, nem sempre está disposta ou tem condições de atendé-las satisfatoriamente. Em conseqüéncia, dependendo da ideologia do empresário e da filosofia epolítica adotadas pela empresa, ela privilegiará uma destas categorias, que se constituirá no motivo principal de sua existência. Com relação às outras, a atenção será unicamente a necessária para manter a sua contribuição empresa. Com base em tal aspecto, procurar-se-á observar o grau de atenção dispensada às diversas categorias.
â

2.

OBJETIVOS

1.

INTRODUÇÃO

A responsabilidade socialabrange todo o espectro da administração, incluindo o governo, universidades, hospitais, entidades de classe, associações religiosas, enfim, as organizações em geral. No entanto, os termos responsabilidade social da administração tomam-se sempre sinônimos de responsabilidade social das empresas, até mesmo porque a administração tem amplo controle sobre o comportamento das mesmas. Por este motivo, opresente estudo límitar-se-é ao comportamento das empresas, no que se refere a sua responsabilidade social. No que se refere à capacidade de atender aos problemas sociais; observa-se que tanto as grandes empresas, como também as pequenas e médias, têm uma responsabilidade para com a sociedade em que operam, embora alguns cientistas sociais da área de administração (Kobayashi, 1977; OdeIl, 1974;Steiner, 1978;.e outros que advogam um maior desenvolvimento social das empresas) dirijam sua atenção somente para o estudo das grandes empresas. Provavelmente, a sociedade espera a participação das empresas na resolução de seus problemas, observando-se, é claro, a proporcionalidade quanto ao seu tamanho e capacidade de atender às suas exigências. Steíner, contrário a esse ponto de vista, exclui aspequenas empresas do peso da responsabilidade social, afirmando que a sociedade não espera delas muitas atividades socialRev. Adm.Empr.

O objetivo principal deste estudo foi formulado no sentido de investigar as opiniões do empresariado da pequena e média indústria alimentícia, setor de conservas, do Rio Grande do Sul, no que se refere ã responsabilidade social e seus beneficiários.Especificamente, este objetivo pode ser dividido nos seguintes: a) identificar opiniões entre os dirigentes das pequenas e médias empresas da indústria alimentar, setor de conservas do Rio Grande do Sul, no que se refere ã responsabilidade social; b) identificar a categoria de beneficiários que merece a maior atenção por parte da empresa; c) identificar que tipos de atenção os empresários admitem que deveriamser dadas âs categorias restantes.

3.

METODOLOGIA

3.1 Varidveis e indicadores Entende-se, para fins desta pesquisa, que a variável principal é a responsabilidade social da empresa. Esta variável absorve cinco dimensões, representadas pelos empregados, conswnídores, credores e fornecedores, comunidade e sócios ou acionistas da empresa. As demais variáveis 810 o tamanho da empresa, a...
tracking img