Agencia de turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O trabalho metodológico aqui escrito tem como intuito, obter uma análise do mercado que se refere e tem como base as agências de turismo receptivo na cidade de Salvador. Através deste trabalho e no decorrer do seu processo serão avaliados pontos importantes tal como a competitividade, avaliação da abertura deste mercado, ao mesmo tempo as barreiras impostas para uma inserção de um novoempreendimento, as falhas que podem ocorrer, e tendo como parâmetro as principais agências de turismo receptivo do setor. Foram escolhidos três diferentes modelos a serem utilizados para realizar o estudo da competitividade. As Cinco Forças de Porter, Diamante e “ECIB” - porém, o modelo escolhido para esse tipo de pesquisa foi o modelo estrutural da indústria comumente apresentado “As Cinco Forçasde Porter”. Neste trabalho esta contido um estudo de caso, onde se entrevistou cinco empresas deste setor estudado, o qual colabora para obter uma idéia deste mercado juntamente com suas características e peculiaridades

INTRODUÇÃO
Alguns estudiosos acreditam que um dos marcos iniciais do turismo poderia ser exemplificado, utilizando a viagem da Rainha de Sabá, saindo da Arábia para visitar orei Salomão em Jerusalém no século X A. C.
O turismo sendo utilizado como atividade econômica teve início na idade antiga por volta do século VII A. C. Nesta época um dos destinos escolhidos para visita era a cidade de Olímpia, especificamente nos períodos de olimpíadas que ocorriam de quatro em quatro anos, sendo motivo para algumas das primeiras viagens com o intuito de lazer, lembrando que comisso, a chegada deste público na cidade movimentava a região e economia com criação de pontos de alojamento e alimentação para servir os turistas. Ainda na idade antiga, porém já no império romano houve uma intensificação do turismo onde o povo viajava para assistir lutas, teatros entre outras atividades.
Já na Idade Média, apesar de ser uma época marcada por muitos conflitos e guerras, o turismovolta a crescer, tendo como seu maior atração e aliado para tal crescimento as peregrinações religiosas até Jerusalém. Um dos roteiros turísticos realizados até hoje, nos dias atuais é o Caminho de Santiago da Compostela, o qual foi criado para chegar até o sepulcro do apóstolo. Juntamente a este, esta a peregrinação à cidade santa de Meca feita pelos muçulmanos (Haji) que deslocava milhares depessoas.
Na Idade Moderna com o advento do período renascentista o qual tinha como características um grande desenvolvimento do intelecto artístico e científico, devido a este fator houve um aumento significativo do turismo, sendo que este não possui agora apenas motivos religiosos para se deslocar para outra região. As viagens passaram a ser oportunidades para se ter mais conhecimentos, aprendernovos idiomas entre outras razões. Já no século XVI, ingleses já começavam a mandar estudantes para outros países, muitas vezes acompanhados de tutores ou professores para obter um maior conhecimento cultural e global, uma viagem educacional e tido como um aprendizado indispensável. Neste período as cidades de Florença e Roma eram os destinos culturais mais visitados devido a sua preponderânciacultural e artística na época. Até hoje em dia tais viagens são muito comum, conhecidas como intercâmbio cultural. Foi na Idade Moderna também que se deu início a existência de hotéis, já que havia se tornado impraticável alojamentos apenas em palácios.
Na Idade Contemporânea, com o aparecimento da revolução industrial e seus ganhos, a burguesia havia se consolidado financeiramente, o que favoreceua uma situação econômica desta classe, para viajar. Os meios de transportes, agora mais rápidos e seguros com as inovações tecnológicas também contribuíram para o crescimento do turismo. Trens a vapor e navios a vapor revolucionaram o modo de viajar naquele período sendo infinitamente mais rápido, e tendo como a Inglaterra o primeiro país a oferecer viagens que atravessavam os oceanos. No ano...
tracking img