Ag. organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2-Agricultura orgânica


O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade, acompanha a rapidez das máquinas em sua vida. Nesse processo, o homem é desvirtuado do processo produtivo particular de produção de comida, tornando-se ou um consumidor ou um produtor capitalista de gêneros alimentares. Nessa nova ordem econômica, não há mais espaço, ou justificativa econômica demercado para o pequeno produtor ou o produtor da própria comida.
3-O que é agricultura orgânica?
Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.
4A históriada agricultura orgânica é antiga. Começa no século 19 e chega aos dias de hoje. Pontos importantes:
← Os fertilizantes químicos são descobertos.
← Os venenos passam a ser utilizados na agricultura: inseticidas, fungicidas e herbicidas.
← A consciência ecológica.
4-Quando surgiu a agricultura orgânica?
O movimento por uma agricultura saudável surgiu no início do séculopassado, principalmente após a 2ª Grande Guerra, em reação ao emprego dos adubos químicos, melhoramento genético, excessiva mecanização e os pesticidas. Como o termo indica, a agricultura ecológica se baseia no equilíbrio integral do funcionamento dos ecossistemas (ar, água, solo e seu habitat ou componentes: flora e fauna). As práticas deste sistema são biológicas e ambientalmente sãs, sememprego de qualquer produto ou metodologia que possa afetar este equilíbrio.
5-Objetivos da agricultura orgânica
1. Proporcionar aos pequenos agricultores e proprietários de terra, conhecimentos e métodos de agricultura orgânica através de experiências práticas.
- Prestar assessoria técnica na produção e comercialização, realizando reuniões e visitas periódicas aos agricultores  interessados,orientando-os e discutindo os aspectos relacionados à produção, organização e planejamento da propriedade;
- Ampliar experiências de agricultura orgânica, diversificando as culturas, introduzindo diferentes tipos de adubos verdes e espécies para uso agroflorestal.

2. Promover o conhecimento e incentivar o debate entre os agricultores e proprietários de terra, sobre os problemas econseqüências da utilização da agricultura químico-industrial, estimulando o trabalho em grupo e o associativismo, na busca do planejamento, organização e administração das propriedades rurais, com base nos princípios e práticas da agricultura orgânica e agrossilvicultura, enfatizando os princípios de conservação e valorização dos recursos naturais renováveis.

- Levar conhecimentos, técnicas e noções deagricultura sustentável aos proprietários de terra e técnicos.
← - Disponibilizar aos grupos de agricultores orgânicos, modelos de estatuto de cooperativas e associações, para que possam discutir e decidir o modelo associativo a ser adotado.


Mapas
9-Produção orgânica:
← O solo é considerado um organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível;
← Uso de adubosorgânicos de baixa solubilidade;
← Controle com medidas preventivas e produtos naturais;
← O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos;
← O controle de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico (roçadas);
← Teor de nitrato na planta é baixo;
← Os efeitos no meio ambientes são positivos: preservação do solo edas fontes de água.
10-Características: O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.
O conceito de alimentos orgânicos não se limita à produção agrícola, estendendo-se também à pecuária (em que o gado deve ser criado sem remédios ou hormônios), bem como ao processamento de todos os...
tracking img