Africa india e china antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÁFRICA ANTIGA
A África está dividida em duas regiões claramente delimitadas: uma, ao norte, é conhecida como África setentrional; a outra, mais ao sul é a África subsaariana. O que separa uma da outra é o deserto do Saara, que atravessa dez países na direção leste-oeste.
A África setentrional foi berço de civilizações florescentes, como a dos egípcios e a dos cartagineses, abordadas,respectivamente. Já a África subsaariana teve sua ocupação prejudicada por fatores de ordem geográfica e ambiental: solo pouco fértil, grandes extensões cobertas por florestas e a presença de agentes transmissores de doenças, como a mosca tsé-tsé, por exemplo.
A abundância de terras, aliadas à baixa densidade demográfica, contribui para que até os primeiros séculos da era cristã prevalecessem aliculturas ligadas à caça e à coleta de alimentos. Paralelamente, algumas populações se sedentarizaram, constituindo sociedades que exercereriam grandes influências na história do continente.
O Império Kush (1700 a.C.-300 d.C.)
A partir de 1700 a. C., os núbios construíram uma sociedade autônoma, capaz de fazer frente aos poderosos egípcios. Conhecida como Império Kush, essa sociedade reunia umapopulação predominantemente urbana, com a presença de um pequeno grupo de letrados.
o Primeiro Império Kush sobreviveu por 200 anos, período em que foi governado por oito soberanos. Por volta de 1500 a.C., os egípcios antigos voltaram a dominar a região. Com isso, parte da aristocracia local se transferiu para a cidade de Napata, mais ao sul, no atual Sudão.
Na área, por volta de 1100 a.C., osdescendentes dessa aristocracia ergueram o que ficou conhecido como Segundo Império Kush.

Sítio Arqueológico situado na Antiga Méroe, capital do Império Kush, no atual Sudão. As sepulturas reais construídas entre os séculos VII a. C. e IV da Era Cristã
Em 750 a.C. invadiram o Egito antigo, onde foram expulsos pelos assírios, em 663 a.C. Nessa época, governado por um soberano, o Império Kush reuniacerca de 500 mil habitantes.
A principal atividade econômica era o comércio, intermediando o fluxo de mercadorias entre a África subsaariana e as sociedades próximas ao mar Mediterrâneo.
A partir do século IV d.C., não há mais registros da permanência do Império Kush que, ao que tudo indica, foi dominado pelo Império Axum.
Cartago

é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norteda África, situada a lestedo lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as trêsGuerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.

História
Cidade da costa da África do Norte, numa península próxima da qual se encontra hoje a cidade de Túnis. Foi fundada porcolonizadores fenícios de Tiro (antes da data tradicional de 814 a.C.). Cartago tornou-se, dentro de pouco tempo, a capital de uma república marítima muito poderosa, que substituiu Tiro no Ocidente, criou colônias na Sicília, na Sardenha, na Espanha, enviou navegadores ao Atlântico Norte e sustentou contra Roma, sua rival, as longas guerras conhecidas pelo nome de guerras púnicas (264-146 a.C.). Possuíatambém uma potente marinha de guerra.
Entre os séculos V e III a.C. envolveu-se em freqüentes hostilidades com a Grécia e a Sicília. Foi nesta última que Cartago teve seu primeiro choque com Roma, e as três Guerras Púnicas acabaram com a destruição da cidade em 146 a.C. A meio caminho entre estas duas cidades (e capitais de império) encontra-se a Sicília. O controle desta ilha foi determinante nodecorrer das Guerras Púnicas porque a Sicília era o "celeiro" do mundo antigo.

Ruínas de Cartago
localização de Cartago

Axum, um império cristão (século I d.C. a X d.C.)

Entre os séculos V a.C e IV a.C, habitantes da península Arábica se estabeleceram na região onde fica a Eritréia e o norte da Etiópia, na costa do mar Vermelho. Aí estabelecram a cidade de Adúlis.
Recebendo a...
tracking img