Imperialismo No S Culo XIX Expans O Europeia Na Asia E Guerra Do Opio

1517 palavras 7 páginas
Imperialismo no século XIX

Principais Nações Imperialistas: Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.

INGLATERRA - Líder do imperialismo na época, a Inglaterra possuía um regime político estável e maleável, a Monarquia Parlamentarista . A união de desenvolvimento econômico com progresso social e estabilidade política criou condições para a formação de um vasto império colonial na América, África e Ásia.
No continente africano os ingleses promoveram a conquista imperialista no Egito e o domínio do Canal de Suez. A Inglaterra que ainda mantinha sua hegemonia industrial dominou a parte Sul do Continente.
Na partilha da África os ingleses estabelecem territórios coloniais em alguns países da África Ocidental, no nordeste e no sul do continente.
Na Ásia os ingleses promoveram uma série de conquistas na Índia, explorando o território com mais profundidade. FRANÇA - Em 1830 a França era uma Monarquia liderada por Carlos X. Com a Revolução de 1848 foi criado um Governo Provisório e Napoleão III foi eleito Presidente da República. Em 1852, Napoleão III dá um Golpe de Estado e inicia o Segundo Império (1852-1871). A derrota francesa (Batalha de Sedan) desorganiza o poder político da burguesia. Socialistas organizam a primeira experiência de governo popular, a chamada Comuna de Paris de 1871. Durou pouco mais de dois meses. Com apoio da Alemanha, a burguesia francesa massacra a Comuna e retoma o poder, com Thiers, dando início à Terceira República (1871-1940).
Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos,.
A França começo sua conquista imperialista na Argélia, entre 1830 e 1857. Era apenas o começo de exploração da África. Os franceses prosseguiram a conquista estabelecendo-se na Tunísia, na África Ocidental e na África Equatorial, sendo que o domínio se expandiu ainda até regiões como Madagascar e Marrocos.
Na Ásia a

Relacionados