Affa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencial Teórico

2. Clima Organizacional

Para entender melhor o assunto é importante definir seu conceito. Segundo Chiavenato apud Vieira (2004).

O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O climaorganizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.

Já Bergamini e Coda apud Vieira(2004), conceituam Clima Organizacional como sendo nada mais que um indicador de satisfação (ou de insatisfação) apresentado pelos funcionários no trabalho.
Para Bennis apud Oliveira & Campello (2008), “climasignifica um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas se relacionam umas com as outras, tais como sinceridade, padrões de autoridade, relações sociais, etc."
De acordo com Oliveira & Campello (2008):

O clima é em geral influenciado pela cultura da organização, embora alguns fatores como políticas organizacionais, formas degerenciamento, lideranças formais e informais, atuação da concorrência e influências governamentais também possam alterá-lo.


Portanto, percebe-se que trata-se de um tema muito abrangente e complexo mas que é de fundamental importância no dia a dia das empresas, haja visto que o sucesso das mesmas será diretamente proporcional ao nível de satisfação de seus funcionários.

2.1. O Fator Humanonas Organizações (FALAR MAIS)


De acordo com Chiavenato apud Vieira (2004), “o fator humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas; por isso a importância do fator humano em plena era da informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham”.
Para alcançar talsucesso é de suma importância que as empresas consigam manter seus funcionários motivados, pois assim seus desempenhos poderão ser elevados ao máximo.
Motivação, segundo Ferreira apud Oliveira & Campello (2008), é o “conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de umindivíduo”.
Portanto, do tema chega-se a conclusão que as empresas precisam fazer com que os fatores que geram a motivação nos funcionários estejam presentes em seus ambientes de trabalho, pois segundo Mattar & Ferraz apud Oliveira & Campello (2008) colaboradores comprometidos tem maior eficiência e eficácia.
1. Auto-Estima ou Auto-Realização: significa dar um grande valor a si mesmo, ter umsenso de dignidade, aprender com os fracassos, ter a coragem de arriscar de novo, isto quer dizer que - o sucesso só existe quando conseguimos viver nossa própria vida do nosso próprio jeito.

2. Visão de Futuro ou visão estratégica: perceba que tudo ao seu redor começou a partir de uma idéia de alguém – o desejo incontrolável de criar algo, ser diferente. Pensar no futuro é realizar algo nopresente.

3. O Compromisso: muitos acham que as pessoas de sucesso são aquelas que possuem grandes talentos naturais, mas estão redondamente enganadas. Não é a capacidade excepcional que torna as pessoas especiais, mas uma extraordinária força e determinação que faz a grande diferença, o compromisso sincero em realizar algo.

4. O Comprometimento: em um mundo competitivo a confiança está diretamenteligada ao desejo de realizar algo de verdade. É procurar fazer as coisas certas e bem feitas. Nada lhe dará mais confiança do que você acreditar que é especial.

5. O Princípio da Contribuição: o princípio da cooperação – isto é, contribuir com algo enquanto se está vivo, fazer a diferença, ser útil. As pessoas que realmente nos transformam são aquelas que fazem diferença na nossa vida e...
tracking img