Afasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é afasia?


É a perda das capacidades e habilidades da linguagem falada ou escrita, recebe o nome de afasia.
A linguagem do afásico é reduzida e simplificada ao máximo, ou desviadasemântica, fonêmica e morfologicamente da linguagem normal. A compreensão apresenta-se com dificuldades, necessitando de pistas, repetições, apoios e ordens bem curtas e objetivas para serem mais bemrecebidas.
O que causa afasia?
Na Neurologia Clínica, é comum encontrarmos casos de afasia, como consequência de acidente vascular cerebral (AVC), infecções ou manifestações degenerativas. Dependendo daregião cerebral que a doença acomete, teremos diferentes tipos de afasia. São elas:


-Afasia de Wernicke, sua característica é a dificuldade na compreensão da linguagem, a fala é fluente, mas fazpouco sentido. Os pacientes não se dão conta de seu problema, e a recuperação se torna mais difícil.

-Afasia de Broca, é caracterizada po uma grande dificuldade em falar, embora a compreensão dalinguagem está preservada. O prognóstico é bom para recuperar parte da linguagem falada, mas é lento.

-Afasia de condução, neste caso a compreensão está praticamente preservada e a fala é fluente eespontânea o problema se localiza na incapacidade de repetir palavras corretamente.

-Afasia global, aqui a perda é de toda a capacidade de linguagem, desde a compreensão, fala, leitura e escrita e oseu prognóstico é mais reservado.

Quais as alterações fonoaudiologica podem surgir?
A atuação fonoaudiologica junto aos pacientes afásicos tem sido primordial na recuperação total ou parcial,dependendo de cada caso, da linguagem e fala. Hoje em dia sabe-se que algumas partes do cérebro podem assumir em parte outras que estejam comprometidas.
Quanto mais são estimuladas as funções neuronais,maiores as possibilidades de respostas, é a chamada plasticidade neuronal.Independente do grau ou tipo de afasia existente, a reeducação das funções da fala e da linguagem é sempre válida e deve...
tracking img