Aeroporto de gibraltar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhembi morumbi
DANILO DA SILVA VIEIRA

AEROPORTO DE GIBRALTAR

São Paulo
2013
resumo

Este artigo versará sobre o Aeroporto de Gibraltar localizado em um território britânico ultramarino localizado ao sul da Península Ibérica. Assim como muitos outros aeroportos, Gibraltar possui características únicas que o qualificam como um dos aeroportos mais perigosos do globo. O textoque se segue apresenta a história desse aeroporto e aponta suas particularidades com relação aos demais. Analisa também sua situação atual e expõe expectativas sobre seu futuro. Sob o mesmo ponto de vista, podemos analisar o Aeroporto de Gibraltar como um caso único, que merece destaque entre os demais aeroportos do mundo.

Introdução

Buscando novas maneiras de conhecer o mundo, o serhumano é capaz de projetar e construir obras de engenharia prodigiosas. Situado em uma península de pequena extensão territorial, houve em Gibraltar, a necessidade imprescindível de conciliar o tráfego de veículos e aviões, sem que ambos fossem afetados negativamente. Desse modo a solução encontrada foi cruzar a pista de pousos e decolagens com a avenida principal da cidade, fazendo com que veículos eaviões compartilhassem o mesmo espaço seguindo intervalos de tempo pré-definidos. Além disso, o aeroporto dispõe de uma pista relativamente curta e está situado ao lado de uma formação rochosa com mais de 400 metros a qual, por sua vez, interfere severamente nas operações ali realizadas. Espera-se que este artigo seja um ativo instrumento na disseminação de conteúdo e na produção de novas linhasde pesquisa.

CONTEÚDO

O Aeroporto Internacional de Gibraltar, conhecido também como Aeroporto de North Front, foi construído em 1939 durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No início o aeroporto era utilizado exclusivamente para fins militares, como um aeródromo de emergência pela Marinha Britânica, haja vista que o aeroporto dispõe de uma posição geográfica estratégica, uma vez queseu território está localizado na fronteira entre a Europa e a África, ligando Espanha e Marrocos. O aeroporto tem como código IATA a sigla GIB e como código ICAO a sigla LXGB.
Durante muitos anos o desenvolvimento do aeroporto foi afetado devido a conflitos entre Reino Unido e Espanha sobre a posse do território. Em 2006 foi assinado um acordo tripartido entre Gibraltar, Espanha e Reino Unido oque possibilitou o desenvolvimento e a expansão do aeroporto que atualmente atende mais de 300 mil passageiros por ano, podendo atender até 1 milhão de passageiros sem prejuízos a qualidade e a estabilidade das operações.
No entanto a grande particularidade do aeroporto de Gibraltar se dá pelo fato de ser o único aeroporto do mundo em que a pista se confunde com uma avenida movimentada que cruza acidade. Bem sabemos, que durante o planejamento de determinado aeroporto, levamos em consideração o fato do mesmo ser construído sobre um terreno plano sem grandes diferenças de inclinação entre as cabeceiras da pista. Desse modo, por Gibraltar se tratar de território com pequena extensão territorial, os projetistas se viram obrigados a conciliar o trafego aéreo com o terrestre, fazendo com que ofluxo de veículos não fosse desviado, mas, momentaneamente interrompido, quando a ocorrência de pousos ou decolagens. Desse modo a Avenida Winston Churchill permanece sendo a principal via da cidade, ligando Gibraltar até a fronteira da Espanha e o aeroporto permanece com a sua regularidade e importância, seja ela militar ou civil.
Como se não bastasse tal particularidade, o Aeroporto deGibraltar também possui nas suas proximidades o famoso Rochedo de Gibraltar. Essa formação rochosa possui mais de 400 metros de altitude, dominando boa parte do Estreito de Gibraltar. Além de ser um obstáculo notável no que se refere às aproximações ou decolagens, o vento que incide sobre a montanha acaba por gerar, eventualmente, severas turbulências, no efeito conhecido como Turbulência de Montanha...
tracking img