ENTENDENDO A GRAMÁTICA (ORTOFONIA, ORTOPEIA, PROSODIA

1027 palavras 5 páginas
ENTENDENDO A GRAMÁTICA

O Brasil é um país formado por uma mistura cultural bastante acentuada, mistura que não é só identificada no estereótipo, na cor da pele, olhos e cabelos, mas principalmente na linguagem. Temos uma pluralidade vocabular muito grande, misturada a sotaques e a níveis de escolaridade diferenciados.
Podemos perceber uma grande variação lingüística entre falantes da língua portuguesa. Estas diversidades, que fogem aos padrões da norma culta são justificadas e analisadas especificamente pela teoria gramatical denominada FONÈTICA, mais especificamente a ORTOFONIA, que é uma parte da gramática que estuda a pronúncia correta das palavras e frases, segundo os padrões da língua culta.
Para melhor entendermos essa parte gramatical sugerimos a análise do texto abaixo e a sua interpretação.

A personagem Graúna, uma ave que vive no nordeste brasileiro, diz Qui, cheirim, tá e né, em vez de que, cheirinho, está e não é. A grafia dessas palavras procura mostrar que, na linguagem popular oral, os fonemas às vezes são substituídos por outros ( que por Qui ) e às vezes são eliminados ( cheirinho/ cheirim; não é / né ); às vezes há perda de toda uma sílaba (está/ tá). Estes são alguns dos casos que ocorrem na pronúncia, alterações fonéticas comuns e aceitáveis na linguagem coloquial popular. Apesar disso, a norma culta estabelece para cada palavra a pronúncia mais adequada.

ORTOFONIA é aparte da gramática que estuda a pronúncia correta das palavras e frases, segundo os padrões da língua culta.
A ortofonia divide-se em ortoépia (ou ortoepia) e prosódia.

ORTOÉPIA ( OU ORTOEPIA) - estuda a pronúncia correta dos fonemas.
A ortoepia observa a adequada emissão das vogais, a nitidez de articulação das consoantes e articulação de plurais metafônicos.

“Quem deve viajar calibrado no carnaval é o pneu, não o motorista”.

Na pronúncia de pneu deve-se evitar o

Relacionados