Aereoviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O modal aéreo tem se tornado crescente nos dias de hoje, sendo um número mundial bastante representativo, e sua utilização contribui no desenvolvimento econômico da empresa, por torná-la eficiente na entrega das mercadorias.
O modal aéreo é o meio de transporte mais rápido e seguro, mas que ainda não é muito utilizado devido aos altos custos que o envolvem, porém, ele é muitoutilizado para transportar mercadorias de um alto valor agregado, como por exemplo, os produtos eletroeletrônicos.
Neste trabalho será apresentado um pouco da história da aviação, destacando assim o brasileiro Alberto Santos Dumont, um dos pais da aviação. Mostrará também as vantagens e desvantagens que cercam este modal, os órgãos reguladores que o agregam, os tipos de aeronaves, os tipos de cargas,os conhecimentos de embarque e as tarifas de fretes, também revelará um pouco da história dos três eletroeletrônicos (televisão, celular e computador) que mais estão presentes na vida de toda a população mundial e as estatísticas que cercam esses produtos: os eletroeletrônicos.
Para a realização da pesquisa foram utilizados dois procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória e a pesquisadescritiva. Essas se deram através de uma pesquisa bibliográfica se utilizando de livros e artigos disponíveis na internet. Para pesquisa de campo foi realizada uma visita à TAM Express de Sorocaba para saber um pouco mais do funcionamento do transporte de mercadorias que eles realizam.
A TAM de Sorocaba não transporta com regularidade os equipamentos eletroeletrônicos, mas já houve poucos casos derecebimentos, que se originaram de compras realizadas pela internet, ao qual os produtos foram importados. Tais produtos chegaram primeiramente ao aeroporto de São Paulo, logo após, ao aeroporto de Sorocaba.
O trabalho foi desenvolvido sobre o tema proposto, caracterizando o objetivo a ser alcançado, que é o conhecimento.
2 Modal Aéreo
2.1 O processo histórico do vôo
É difícil dizer desdequando o homem inveja a capacidade de voar dos pássaros.
Leonardo da Vinci, no século XV, com seus estudos, sobre as possibilidades de vôo por seres humanos através da observação dos vôos dos pássaros, renderam vários desenhos interessantes.
Em 1670, um padre jesuíta chamado Francesco de Lana publicou o primeiro estudo sobre a construção de um “barco aéreo”. Em 1709, outro jesuíta Bartolomeu deGusmão apresentou ideia semelhante ao rei de Portugal.
O surgimento dos balões se dá aos irmãos Montgolfier, Joseph e Jacques Etienne Montgolfier da cidade de Annonay, França. Os irmãos notaram que a fumaça quente que saia do fogão sempre subia. Curiosos, encheram um saco de papel com ar quente e notaram que o mesmo subiu junto com a fumaça, indo parar no teto da cozinha.
No ano de 1782, os irmãosfizeram um balão subir por cerca de 30 metros de altura antes de esfriar e cair, foi ai que se deu o nascimento do balão de ar quente.
Em abril de 1783, fizeram o primeiro lançamento público de um balão, o qual subiu 400 metros. Em junho, outro balão alcançou a altura de 10 mil metros e em setembro do mesmo ano, lançaram um balão com um pato, um galo e uma ovelha como passageiros, mas somente emnovembro que um balão Montgolfier teve passageiros humanos: o físico François Pilatre de Rosier e Fronçois Laurent, marquês d’ Allandés.
O balão serviu apenas como curiosidade e divertimento, afinal o aparelho ficava à mercê do vento e raramente levava o seu dono ao local desejado. Em 1898, o brasileiro Alberto Santos Dumont construiu o primeiro balão semi rígido em forma de charuto e com motor àgasolina, que ficou conhecido como “dirigível”.
Em 19 de outubro de 1901, com seu dirigível nº 6, Dumont conquista o “Prêmio Deutsch”¹.
Em 1799, Sir George Cayleu, desenha seu primeiro modelo aeroplano, surge ai a época dos “mais pesados que o ar”, mas que não foi construído devido a motores da época. Com tal dificuldade, Cayley se concentra nos planadores.
Em 1804 constrói o seu primeiro...
tracking img