adoro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Dia da Consciência Negra
Nome: Roberta Medina
Turma: 232
É evidente que a raça negra sofreu e sofre, até hoje, preconceitos e discriminações. Nos tempos antigos, os negros eram consideradosuma raça inferior, como se não fossem pessoas e tivessem nascido para servir o homem branco. É uma ideia muito limitada e preconceituosa, mas infelizmente ela persistiu por muitos anos, fazendo com quea história passada dos negros seja de muita luta, muito sofrimento e muita determinação para chegar onde estão hoje.
Ainda assim, é preciso levar em conta que, apesar de hoje em dia a históriaser bem diferente, não podemos mudar o passado. O homem branco teve muita mais facilidade de conseguir prosperar e se firmar no mundo. Já os negros começaram a se firmar muito tempo depois, e com muitomais dificuldade. É inútil negar isso, pois é a realidade, por mais que seja cruel.
Sendo assim, acho muito justo que exista o dia da Consciência Negra. Pois é uma data que lembra a história, e nosfaz refletir sobre o que podemos fazer e como podemos agir para melhor o presente e, consequentemente, o futuro. Assim como o dia da mulher, em que lembramos como a mulher já foi discriminada etratada como ser inferior, é justo que exista o dia do negro. Porém, é preciso mais que uma data para conseguir resultados significativos. A lei de cotas para negros é polêmica, mas acho justo que elaexista. Encontrei uma charge que expressa bem a questão que penso sobre o assunto:






É muito fácil percebermos agora que o racismo é burrice, e simplesmente querer que todas as raças sejamtratadas de igual para igual sendo que, na maior parte da história, sofreram muita discriminação. Para reverter tal quadro histórico, é preciso privilegiar atualmente essas raças, para que com o tempopossamos dizer que todos temos chances e direitos iguais. Por isso sou a favor das cotas raciais para negros em universidades.
Ainda assim, penso que esse sistema prejudica muito outros estudantes....
tracking img