fdhdfhdfhdfhdf

1218 palavras 5 páginas
Albert Einstein ( 1879- 1955)
Albert Einstein nasceu a 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, Sul da Alemanha. Um ano após seu nascimento a família mudou-se para os subúrbios de Munique. O pai de Albert possuía e mantinha em atividade uma pequena usina eletroquímica. O tio solteiro de Albert, que era engenheiro, ajudava na empresa e morava com a família de Einstein. A mãe interessava-se pela música, em particular Beethoven.
Esse interesse musical resultou em aulas de violino para Albert desde os seis anos de idade. A princípio ele não gostava das lições, mas à medida que adquiriu habilidades, passou a gostar especialmente das sonatas de Mozart. Esse precoce conhecimento musical acompanhou-o pelo resto da vida, propiciando-lhe horas de relaxação prazer.
Albert estava longe de ser menino prodígio. Demorou tanto a aprender a falar que seus pais chegaram a temer que ele fosse retardado. Desde cedo se afastava das crianças de sua idade e passava o tempo sonhando acordado e “sem fazer nada”. Evitava todo exercício físico forte, não participava de jogos ativos e particularmente lhe aborrecia brincar de soldado. As ruas de Munique era frequentemente teatro de paradas do exército alemão, espetáculo que costuma atrair a maioria dos meninos. Mas Albert ficava inquieto com as paradas. Desgostavam-lhe os movimentos mecanizados dos seres humanos, transformados em autônomos.
Munique não dispunha de sistema de educação pública. As escolas primárias eram administradas pelas várias ordens religiosas. Embora os pais de Einstein fossem judeus, não tinham interesse pela religião e mandaram o menino Albert para a escola mais próxima, que era católica. Aos dez anos mandaram-no para Gymnasium, que preparava os estudantes para ingressar na universidade. Não foi feliz, ou não teve êxito, na escola. Exigia-se que os alunos aprendessem decorando. Faltava o debate sem formalidades do assunto, que leva a mais profunda compreensão.
No Gymnasium, Einstein recebeu instrução sobre a religião

Relacionados