Adolescentes em conflito com a lei: protagonistas de um espaço de reflexão e informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 94 (23316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

ELAINE DE ALMEIDA PEREIRA

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PROTAGONISTAS DE UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E INFORMAÇÃO

Porto Alegre Dezembro de 2007

ELAINE DE ALMEIDA PEREIRA

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PROTAGONISTAS DE UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E INFORMAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado como requisito à obtenção do grau de Bacharel, pela Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientadora: Profª Dra. Patrícia Krieger Grossi

Porto Alegre Dezembro/2007

ELAINE DE ALMEIDA PEREIRA

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PROTAGONISTAS DE UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E INFORMAÇÃO

Monografia final do Curso de Serviço Socialapresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul, Curso de Serviço Social.

Aprovada em ___ / ___ / 2007.

_______________________________________________________ Profª Drª Patricia Krieger Grossi Orientadora (PUC)

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________________ Profª DrªEsalba Maria C. Silveira Argüidora

_______________________________________________________ Profº Drº Jairo Melo Araújo Argüidor

Dedico este trabalho aos adolescentes que se encontram em Prestação de Serviços à Comunidade, e em especial, àqueles que fazem parte deste trabalho.

AGRADECIMENTOS Neste momento em que finalizo essa etapa de minha formação que não seria possível sem o apoio demuitas pessoas que, de formas diferentes, colaboraram para que fosse possível chegar à sua finalização. Agradeço em especial: A Deus, que me iluminou e esteve presente em todos os momentos dessa caminhada que percorri, tanto nos momentos de fraqueza e desistência, quanto nos momentos de certeza e persistência, ou seja, em todos os momentos de minha vida. A minha mãe, Maria que é sinônimo de força,coragem, resistência, me ensinou a cultivar valores que hoje são preceitos para minha vida e com muito amor e dedicação, me ensinou a difícil arte de viver. Ao meu pai, Eli por ter estado ao meu lado no decorrer desta caminhada e a todos os meus familiares que me apoiaram igualmente. Ao Felipe, meu amor e incentivador constante, pelo companheirismo, tendo compartilhado comigo estes anos deUniversidade, com quem dividi os desafios que surgiram durante esta caminhada. Obrigada por propiciar momentos possíveis de crescimento mútuo. À Fernanda, nossa filha amada, que é o nosso anjo que ilumina todos os dias de nossas vidas, que muitas vezes ficou chorando por não estar em minha companhia, mas, quando eu retornava me enchia de beijos e sorrisos por eu estar de volta. Aos meus amigos, obrigadapela força, amizade e carinho. Às Assistentes Sociais, Maria Valéria e Maria Helena, por todo o aprendizado transmitido, pelo suporte que me foi dado, pela dedicação na construção de minha prática durante toda a minha jornada de estágio, bem como, toda a equipe do CRVV. A minha supervisora pedagógica professora Maria Isabel Bellini, por sua competência, sabedoria, paciência e pelas incansáveisexplicações

do nosso projeto profissional. Obrigada por estar sempre instigando a competência na definição da formação em Serviço Social. A minha orientadora professora Patrícia Grossi, pela dedicação na construção deste trabalho, que com sabedoria e experiência conduziu este tema, Obrigada. E a todos aqueles que contribuíram, de alguma forma, para minha formação acadêmica. E, aos adolescentes queestão presentes neste trabalho, sem os quais não seria possível efetivar, pela participação, pelo conhecimento e pela confiança transmitida durante toda prática profissional.

“se falas muitas palavras sutis E gostas de senhas, sussurros, ardis A lei tem ouvidos pra te delatar Nas pedras do teu próprio lar

Se trazes no bolso a contravenção Muambas, baganas e nem um tostão A lei te vigia,...
tracking img