Admiravel mundo novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Porque o autor afirma que todos os governos do mundo serão totalitários?

R: Porque ele acredita que em um futuro próximo com as mudanças tecnológicas e o uso da energia nuclear, verificaremos uma economia de produção em massa e uma população predominantemente desprovida de posses. Essa população sempre tentara provocar a confusão econômica e social e para conter isso será necessáriogoverno com o poder centralizado.

Para ele um estado totalitário verdadeiramente eficiente seria aquele em que o executivo todo-poderoso de chefes políticos e seu exército de administradores controlassem uma população de escravos que não tivessem de ser coagidos porque amariam sua servidão. Fazer com que eles a amem é a tarefa confiada, nos estados totalitários de hoje, aos ministérios de propaganda,diretores de jornais e professores.

2 – Exemplifique: o lado negativo e o positivo da propaganda para o desenvolvimento do amor a servidão.

R: A propaganda e a publicidade era arma para o condicionamento da população, para não deixá-los esquecer quais suas funções perante a sociedade.

Para o autor “Para que sejam evitados a perseguição, a liquidação e outros sintomas de atritos sociais,é necessário que o lado positivo da propaganda seja tão eficaz como o negativo.”

Esta passagem do livro exemplifica os dois lados da propaganda “As crianças Alfas estão vestidas de cinzento. Elas trabalham muito mais que nós, porque são formidavelmente inteligentes. (lado negativo). De fato, estou muito contente por ser um Beta, pois não trabalho tanto. E, depois, somos muito superiores aosGamas e aos Deltas. (lado positivo) Os Gamas são broncos. Estão todos vestidos de verde e as crianças Deltas estão vestidas de caqui. Oh, não, não quero brincar com as crianças Deltas. E os Ípsilons são ainda piores. São tão estúpidos que nem sabem...”

3 – Porque o processo Bokanovisky é um dos instrumentos máximos da estabilidade social?

R: Porque através do processo Bokanovsky, é possívelcriar homens e mulheres padronizados, em grupos uniformes, gêmeos idênticos. Esses homens e essas mulheres seriam pertencentes a uma mesma classe social e trabalhariam em um mesmo ramo de atividade.

4 – Qual o objetivo de condicionarem os bebês das classes baixas a não gostarem de flores?

R: Antes os Gamas,os Deltas e até mesmo os Ípsilons eram condicionados a amar as flores, pois em seu tempolivre eles seriam obrigados a usarem os meios de transporte para ir até o campo. Mas as flores eram gratuitas e o amor a natureza não estimulava a atividade de nenhuma fábrica. Eles também associavam as flores aos livros, pois não se podia permitir que pessoas de casta inferior desperdiçassem o tempo com livros, pois a leitura dos mesmos poderia geram descondicionamento e descontentamento.

5 –Explique o funcionamento das castas.

R: No livro o funcionamento das castas funciona como um condicionamento social científico, onde cada um sabe o seu lugar perante a sociedade. As castas já claramente definidas entre: alfas, betas, gamas, deltas e ípsilons. Os alfas e os betas eram privilegiados e não participavam do processo Bokanovsky, e ocupavam cargos de nível intelectual mais elevado nasociedade. Já os gamas, deltas e ípsilons eram frutos do processo Bokanovsky. Eles eram destinados as profissões com caráter operacional, com tarefas manuais e penosas, por isso o maior números de indivíduos, pois as fabricas demandavam grande contingente. Nos dias de hoje existe o sistema de castas, mas por ordem cultural. Um exemplo é a Índia, onde o sistema de castas é hereditário, no qual acondição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.

6 – Porque a exigência de sempre tomar Soma?

R: A Soma seria uma droga legalizada e distribuída pelo governo. Ela servia para aliviar a depressão, a frustração, as dúvidas, enfim, para não deixar o indivíduo descontente, colocando em xeque o sistema de...
tracking img