Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhanguera-uniderp

Anhanguera Caxias do Sul – RS
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração

Cláudia Panazzolo RA: 5309959732
Eberton Antônio Amarante RA: 4933880268
Fábio Andreolla RA: 5322105342
Luis Fernando Santos Rodrigues RA: 5312954032
Roselene Souza Silva RA: 5308955508

Surgimento das Teorias da Administração

Professor(a):Olney Bruno da Silveira Júnior
Tutor à distância: Cláudio Rodrigues

Caxias do Sul, 14 de setembro de 2012.

Introdução.
O estudo do ensino das Teorias da Administração e a sua prática no mundo das organizações sempre foi associado a idéia de melhorar o desempenho através de treinamento sistemático.
Simples de entender e nada complexo de ser colocado em prática. Simples porque as empresassejam grandes ou pequenas, são associações de pessoas agindo de acordo com suas experiências , percepções e motivações, que carecem de uma certa identidade de propósitos e intenções para que seus esforços produzam resultados desejáveis.
Complexo porque é meio vago a idéia do que seja uma organização eficiente dotado das características positivas e de resultados de consenso e aprovação.
É naturalque a preocupação com o ensino da Teoria da Administração tenha aparecido muito cedo na história de quase todos os países do mundo.
Mas cada um cumpriu com a evolução própria, até alcançar as soluções compatíveis com as suas necessidades, algumas soluções são conhecidas mundialmente, seguidas e celebradas.
As três eras da Administração do Século XX são:
Era Clássica (1900-1950)
EraNeoclássica (1950-1990)
Era da Informação (Após 1990)
No Brasil o ensino de Administração chegou muito tarde, muitos autores indicam que a instalação de cursos de Administração no Brasil é contemporânea à instalação da grande empresa multinacional que foi a partir da década de 1940.

Ênfases na Tecnologia e no Ambiente.
Teoria dos Sistemas foi formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding epelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy por volta de 1950, com o objetivo de sintetizar as idéias comuns, tratando as organizações como sistemas abertos e em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
Cada sistema é constituído de subsistemas e faz parte de um ambiente que é tudo o que existe fora e ao redor do sistema, formando os limites que definem o que é sistema e ambiente. Sãocaracterizados por seus componentes, onde estes são: entrada, impulsos de partida que fornecem energia ou dados para a operação do sistema, e os resultados de um sistema são as saídas.
Referente a natureza dos sistemas eles podem ser fechados ou abertos onde o sistema fechado não é influenciado pelo seu ambiente externo não interagindo com ele.
Teoria da Matemática surgiu com a concepção da pesquisaoperacional no decorrer da Guerra Mundial, preocupando-se com o método de aplicar o método científico de investigação e experimentação no melhoramento das armas militares levando os aliados a estenderem os laboratórios nas próprias operações de guerra.
Essa teoria nos proporciona soluções e problemas nas empresas em todos os setores como: recurso humano, produção, comercialização, finanças e naárea geral da administração, e quando aplicados administrativamente recebem o nome de Pesquisa Operacional que é usado para analisar sistemas complexos do mundo real.
Podem ser tomadas decisões tendo como base equações matemáticas que simulam certas situações reais do cotidiano, que obedecem a determinadas leis ou regularidades.
Teoria da Tecnologia da Informação é a fase em que administrarsignifica lidar com a tecnologia para dela extrair máxima eficiência possível. Em 1960 com estudos sobre a indústria da Inglaterra passou-se a compreender, embora tarde demais, o importante papel da tecnologia sobre as empresas que utilizam variadas formas e naturezas para realizarem suas operações e atingirem seus objetivos.
A Teconolgia da Informação é definida como um conjunto de todas as...
tracking img