Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Mercado Monetário

É constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros.Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamos a definir os prazos.No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os CD I e as operações de empréstimode curto prazo feitas com títulos públicos – operações compromissadas.
É também responsável pela formação das taxas de juros (Selic e CDI).


• Mercado de Câmbio

É onde o ambiente onde serealizam as operações de Câmbio (troca de moeda nacional por moeda estrangeira), entre os agentes autorizados e seus clientes (PF ou PJ). No Brasil há uma divisão no mercado, são elas, livre e flutuante.Cabe ao Banco Central fiscalizar e regulamentar este mercado.

• Mercado de capitais
É um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresase viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsa de valores, sociedades corretorra e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (títulomobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bonus desubscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
No Mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos desubscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.

• Mercado de Crédito

É o nome dado a parte do sistema financeiro...
tracking img