Requisitos de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTO DE REQUISITOS DO SOFTWARE


Data: 01/09/2012 Versão: 1.2
Responsável pelo documento: Equipe

Projeto: SisGET


HISTÓRICO DE REVISÕES

Data de atualização Descrição da(s) Mudança(s) Ocorrida(s) Autor Versão do Documento
04/09/2012 Modificações gerais no documento Rafael/Marcos 1.2
03/09/2012 Avaliação dos requisitos anteriores e criação de novos visando atender às novasfuncionalidades desejadas Marcos 1.1
01/09/2012 Modificações gerais no documento e criação de requisitos funcionais e não funcionais. Rafael 1.0


1 – INTRODUÇÃO

1.1 Objetivos do Documento de Requisitos

Este documento tem por objetivo apresentar os requisitos que o sistema deve atender em diferentes níveis de detalhamento. Fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para oprojeto e implementação.

1.2 Escopo do Produto

O projeto consiste no desenvolvimento de recursos para cadastrar eventos, incluir e gerenciar torneios dentro desses eventos, registrar os participantes de cada torneio assim como suas colocações, exibir relatórios de participantes em cada torneio e torneios em que cada inscrito participou.

1.3 Definições, Siglas e Abreviações

• RF:Requisito funcional;
• RNF: Requisito não funcional.
• UC: Use Case ou Caso de Uso
• PC: Personal computer ou Computador pessoal

1.3 Referências

[1] SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software 8º Edição. Requisitos. São
Paulo: Pearson Education, 2007.
[2] SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software 6º Edição. Requisitos. São
Paulo: Pearson Education, 2004.
[3] MELO Ana Cristina.Desenvolvendo Aplicações Com UML 2.0 - 2ª Edição.
São Paulo: Brasport, 2004.

1.5 Visão Geral do Restante do Documento
O Capítulo 2 fornece uma descrição geral do produto, tendo como público-alvo os clientes. Dessa forma, esse capítulo é uma síntese dos requisitos que o sistema deverá atender para auxiliar ao negócio do cliente. São descritos: a perspectiva e funções do produto, as característicasdos usuários e os limites, suposições e dependências que influenciem a eficácia e eficiência do sistema.
No Capítulo 3, os requisitos descritos no capítulo 2 são detalhados ao ponto de serem úteis para os analistas e programadores do sistema.

2 – DESCRIÇÃO GERAL

2.1 Perspectiva do Produto


2.2 Funções do Produto
< Nessa seção deve ser fornecido um resumo das principais funções que osoftware deve realizar. Além disso, pode ser inserido algum diagrama, tal como Diagrama de Casos de Uso, para mostrar a fronteira do sistema e para fornecer uma visão geral do comportamento do sistema (para que ele é usado e por quem).

Por exemplo:
O Sistema de Locadora de Vídeo deve manter os dados dos clientes, dos DVD´s comprados de fornecedores registrados e das locações e devoluçõesrealizadas por cada um dos clientes. Deve, também, permitir que o cliente faça a reserva de filmes, deve manter dados das contas a pagar e a receber e permitir a emissão do cupom fiscal.




>

2.3 Características do Usuário
<
Descrever o nível educacional dos usuários do sistema, bem como a sua experiência e o conhecimento sobre informática para que seja diagnosticada a necessidade detreinamento específico. Deve fornecer as razões pelas quais certos requisitos são especificados.>

2.4 Limites, Suposições e Dependências
<
Descrever itens que limitem as opções do desenvolvedor, tais como: Normas regulamentadoras, Limitações do hardware, considerações de segurança, requisitos de confiabilidade, Linguagem de programação.
Com relação às suposições e dependências, descreverqualquer fator que afeta os requisitos expressos na ERS. Por exemplo: A não aquisição do ponto eletrônico fará com que o sistema não tenha o seu total desempenho, pois a entrada de dados será feita manualmente, inserindo somente as exceções do ponto diário, ou seja, a falta dos funcionários.>

2.5 Requisitos Adiados
<
Identificar os requisitos, que foram levantados, mas que por alguma razão serão...
tracking img