Fusobacterium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leishmaniose

A Leishmania é uma doença infecciosa, transmissível ao homem, causada pelo protozoário Leishmania e tem como vetor o mosquito do gênero Lutzomia . Esses insetos são conhecidos porvários nomes como mosquito palha, cangalha, cangalhinha, birigui, tatuíra, ou asa dura; medem de 1 a 3 milímetros de comprimento e possuem o corpo e asas pilosos.
A doença pode se manifestar sob trêsformas: Cutânea (tegumentar) localizada ou difusa, Muco-cutânea, e Visceral ou Kalazar.
A forma cutânea localizada ou difusa apresenta lesões ulcerativas ou nodulares, são mais freqüentes no nariz, naboca, ou na pele, com tendência á cura espontânea ou que podem se disseminar por todo o tegumento cutâneo. Os parasitas se reproduzem rapidamente na lesão. Tem como agente etiológico as espécies:Lutzomia mexicana, L. amazonensis. A leishmaniose tegumentar é mais freqüente do que a visceral.
Outra forma conhecida é a Muco-cutânea, apresenta lesões ulcerativas tegumentares com tendência ainvasão naso-buco-faríngea, causando mutilações. Os parasitas se reproduzem lentamente na lesão e tem como agente etiológico espécies: L. brasilienses, L. guyanenses.
A forma Visceral ou Kalazar é a maisgrave, doença sistêmica que acomete o fígado, o baço, a medula óssea, podendo evoluir para o óbito. É mais comum em cães, desenvolvem “óculos”, devido a anopelia em volta dos olhos, que é acompanhadopor queda de pêlos generalizada e eczema. As lesões de pele não provocam prurido (comichão) mas podem surgir feridas na pele da cabeça e nos membros O agente etiológico são das espécies: L. donovani,L. infantum e L. chagasi.
A doença também possui duas formas evolutivas, sendo elas amastigotas e promastigotas. As amastigotas têm forma esférica ou oval, possui flagelo rudimentar, somente onúcleo e o cinetoplasto são visíveis na microscopia óptica. Possui dimensões de 2,5 – 5,0 x 1,5 – 2,0 um. São encontrados em grupos no interior de macrófagos ou livres, após o rompimento dessas...
tracking img