Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho se propõe a identificar as tintas em geral e sua aplicação em obras civis tanto internamente quanto em áreas externas e apresentar a influência da cor sobre os seres humanos.

O assunto passou pelo âmbito funcional chegando ao estético, já que a especificação do correto tipo de tinta a ser utilizado é tão importante quanto a indicação da cor adequada para cada uso. Tantoa escolha do tipo quanto da cor inadequada podem causar sérios problemas e um deles é o desperdício, o retrabalho e a insatisfação dos clientes e usuários.

Posteriormente, através do levantamento da conceituação de tintas e sua utilização foi indicado o estudo da influência da cor sobre o usuário, tornando este trabalho mais completo e assim com maiores informações para o profissional quepretende desenvolver o trabalho de especificação de tintas.

Pode-se concluir que a má especificação do tipo de tinta e a escolha da cor inadequada trazem problemas, que exigem o retrabalho e desta maneira fazem com que aconteça o desperdício e a insatisfação do cliente. É possível se evitar as patologias, o desperdício e a insatisfação do cliente com a boa especificação e a aplicação adequada decada tipo de tinta, observando-se sempre as especificações do fabricante e a contratação de mão de obra qualificada.

INTRODUÇÃO

Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar eproteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

BREVE HISTÓRICO

As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escrita, que foram compostas desde a mais remotaantiguidade.

Os arqueólogos têm descoberto desenhos em cavernas e gravuras sobre rochas que datam de antes da última Era Glacial. Alguns desses desenhos foram feitos em monocromia, com Óxido de Ferro natural ou ocre vermelho. Outros artistas paleolíticos usavam um conjunto de matérias que consistia de cal, carvão, ocre, vermelho ou amarelo e terra verde.

Algumas descobertas no deserto daLíbia, revelaram um tipo de desenho que seria utilizado, muitos anos depois, pelos egípcios. Ele teria dado origem ao sistema de hieróglifos, e depois, ao alfabeto fenício. Este tipo de desenho e sua técnica, de uma forma geral, ainda são empregados por várias tribos do centro da África. No Oriente, o homem desenvolveu lápis coloridos com propósitos decorativos por volta de 4000 AC, feitos pelamistura de pigmentos com Caulim.

Os materiais utilizados pelos gregos e romanos eram similares àqueles empregados pelos egípcios. Cola e albumina de ovo era usada como ligantes.
Também a Civilização bizantina usava albumina de ovo, o que acarretou o tradicional uso deste ligante pelos italianos durante o século XIV.

Tanto os antigos chineses quanto os japoneses utilizavam uma série de pigmentospara a preparação de suas cores, tais como Azurita, Carbonato básico de cobre, Malaquita, Azul Ultramarino, Zarcão (vermelho de chumbo), Litargírio, Caulium, Negro de Fumo, pó de ouro e outros provenientes de plantas da região.

A tinta se desenvolveu muito a partir do século XX, com o aparecimento de vários aglutinantes, tais como:
as resinas fenólicas em 1910-1919, as resinas alquídicas em1920-1922,
as resinas vinílicas e de acrilato em 1925-1931, a etil-celulose e poliestireno em 1932-1937, as resinas de nylon, poliuretano, melamina em 1938-1943, as resinas de poliéster, epóxi e silicânicos em 1943-1951.
E assim, nos dias de hoje, os tipos de tintas tem se desenvolvido e se tornado cada vez mais eficientes e específicos para atender às necessidades do mundo contemporâneo, tendo...
tracking img