Adm curso basico de administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO - Curso de Administração:
Gestão do conhecimento adaptado do trabalho de Patricia G. Vidal, Luciano Augusto Toledo, Helio Morrone Cosentino, Guilherme Shiraishi.

O Trabalho aqui solicitado tem como objetivo estudar o arcabouço teórico que permeia o conceito de gestão do conhecimento. Estudar algumas singularidades dos sistemas de informação e estilos gerenciais de informação. Omesmo buscara realizar uma pesquisa exploratória, utilizando um estudo de caso. Vocês escolherão uma empresa, na mesma será aplicado um roteiro de investigação, com o objetivo de impetrar informações e proporcionar a identificação, descrição e verificação da existência e funcionalidade da gestão do conhecimento.

1. Introdução
A gestão do conhecimento (GC) alicerçada na tecnologia da informação,global, interligada e, ao mesmo tempo individualizada, tem permeado o desenvolvimento de uma nova cultura baseada em diversos valores e conhecimentos. A utilização da informação, seletiva, direta e utilizada de maneira individualizada cria a competência individual e incorpora os indivíduos para criação de conhecimento e soluções criativas de problemas (Rodrigues, 2002). Nesse sentido o capitalintelectual torna-se o principal patrimônio das organizações bem sucedidas (Brooking, 1996). Laudon e Laudon (2004) argumentam que o surgimento da economia da informação caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova lógica organizacional, baseada na convergência e na interação entre as tecnologias de informação e comunicação, os modelos de gestão e as articulações crescentes de redes de pessoas eempresas. As organizações devem saber quais fatores devem ser considerados para maximizarem suas chances de sucesso e de sobrevivência nos mercados contraídos e voláteis de hoje. Por isso, um número crescente de empresas está incorporando a GC em suas operações, para auxiliá-las em aspectos como:
sistematizar os dados e informações, analisar os concorrentes, definir as competências necessárias paraexplorar todos os recursos, e identificar oportunidades, ameaças externas, pontos fortes e fracos internos à organização. Procurando estar em sintonia com as grandes transformações, as empresas precisam trabalhar com informações que agreguem alto valor ao processo de tomada de decisão e à criação de novos conhecimentos. Assim, a gestão do conhecimento pode constituir-se em um ferramental de grandevalia para empresas que buscam manterem-se competitivas no longo prazo.
Não obstante, a GC atrelada às diversas modalidades da tecnologia da informação, por si só não representa aumento de competitividade. É necessário levar em consideração a estratégia corporativa, a motivação do pessoal que compõem a arquitetura da informação e a concepção e pleno entendimento do que vem a ser gestão doconhecimento (Rodrigues, 2002).


Problema de pesquisa: Visando subsidiar a compreensão do conceito, definiu-se como problema de pesquisa:
Como se configura a Gestão do Conhecimento nas empresas estudadas, no contexto Campo-grandense, Mato Grosso do Sul?

Objetivo geral: Caracterizar a Gestão do Conhecimento.
( Para este estudo, entenda-se por caracterizar: a identificação, a descrição e averificação da existência e funcionalidade da Gestão do Conhecimento em empresas).
Objetivos específicos: (a) Conhecer o funcionamento e o cumprimento das funções da gestão do conhecimento; (b) estudar algumas peculiaridades inerentes a tecnologia de informação e os ferramentais tecnológicos que sustentam e viabilizam a gestão do conhecimento e (c) verificar a existência da gestão do conhecimento naempresa estudada.


2. Procedimentos metodológicos
Sugerimos para este estudo uma pesquisa empírica de caráter exploratório, utilizando o método estudo de caso múltiplo como uma única unidade de análise (holístico). Yin (2004) define o estudo de caso como forma de se fazer pesquisa social empírica ao se investigar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real. Yin (2004)...
tracking img