Adeido e cetonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Drosophila melanogaster – conhecida por mosca da fruta – constitui um organismo modelo em estudos de Genética, tendo permitido obter dados importantes sobre a estrutura e funcionamento dos genes, evolução e desenvolvimento embrionário.
Foi Thomas Morgan, um importante embriologista da Universidade de Colúmbia (NY – EUA), quem realizou, a partir de 1910, aprofundadostrabalhos e estudos genéticos com Drosophila melanogaster. Em 1933, acabou por receber o Prémio Nobel.
A forma de D. melanogaster predominante é a selvagem – wild tipe (wt) – que apresenta olhos vermelhos, corpo cinzento e asas longas. Contudo, há várias mutações, apresentando características morfológicas distintas evidentes. Elas podem ocorrer espontaneamente ou serem induzidas a nível laboratorial(raios X, raios gama e agentes químicos mutagênicos). São várias as características que podem variar nos mutantes, desde as asas ao corpo, passando pelos olhos. Algumas das mutações são Ebony, Yellow, White, Brown, Sépia, Scarlet e Vestigial, onde as duas primeiras apresentam alterações na coloração corpórea (escura e amarelada, respectivamente), as quatro seguintes na cor dos olhos (branco,marrom, escuro e vermelho vivo,) respectivamente e a ultima uma mutação na asa, em que ela se torna reduzida e não funcional.
A Genética mendeliana ou Mendelianismo é o conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária de características de um organismo e seus filhos.
Gregor Johann Mendel determinou as leis da genética usando traços genéticos de cruzamentos com sementes de ervilhas, oque resultou na 1ª Lei de Mendel ou Lei da segregação, que diz que na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam, isto é, os gametas somente carregam um dos fatores que determinam cada característica.
Já na 2ª Lei ou a Lei da segregação independente dos genes, Mendel denominou que as diferenças de uma característica são herdadas independente das diferenças em outrascaracterísticas.
Com base nos estudos de Mendel, este relatório tem como objetivo mostrar as características hereditárias através dos eventos genéticos criado sob o cruzamento entre linhagens de Drosophila melanogaster, Sépia, e Vestigial onde resultam em Selvagens.

1.1 CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS
A utilização desta espécie de moscas, há mais de um século, deve-se a diversas características úteis tanto parainvestigação, como para modelo de ensino dos princípios básicos da hereditariedade.
- reduzidas dimensões (3 a 4 mm);
- fácil conservação, alimentação e manuseamento;
- ciclo de vida curto;
- descendência em número elevado;
- fácil distinção dos sexos;
- grande variedade de caracteres de fácil distinção;
- cariótipo com apenas 4 pares de cromossomas.

1.2 CLASSIFÍCAÇÃO TAXONÔMICAReino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Família: Drosophilidae
Género: Drosophila
Espécie: Drosophila melanogaster

1.3 VANTAGENS DA DROSOPHILA MELANOGASTER COMO ORGANISMO MODELO

A mosca das frutas (Drosophila) vem sendo usada como um organismo modelo por mais de um século e é considerado um sistema atrativo por várias razões, incluindoser um sistema genético fácil de manipular e de baixo custo, possuir uma complexidade biológica comparável a dos mamíferos. Muitos sistemas e órgão dos mamíferos têm homólogos bem conservados em Drosophila, e pesquisas neste inseto tem promovido novos e importantes conhecimentos sobre câncer, doenças degenerativas, comportamento, imunidade, envelhecimento, herança mulitigênica e desenvolvimento.1.4 DADOS GENÉTICOA DA DROSOPHILA MELANOGASTER

* Existência de uma base de dados e rede de troca, permitindo o acesso livre a todos os mutantes, à possibilidade de difusão de técnicas e conhecimento entre os pesquisadores;
* Existem coleções de mutantes para muitas características;
* As mutações podem ser direcionadas a genes específicos.

1.4.1 Utilização da Drosophila em...
tracking img