Crack na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR I



















Anexo I

Roteiro para elaboração do Plano de Estágio I

– Identificação


Grecimeire Benedita de Almeida, ead 00380627, 5º semestre letivo.

Nome da instituição: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Endereço: José GomesRibeiro, 45, Limoeiro, Ipatinga _ MG

Nome do superviso de campo de estágio: Marinete Almeida Neto – CRESS: 7083
Nome do supervisor acadêmico: Elcione Alves Fernandes – CRESS: 8573

Período previsto para a realização do estágio: 04/04 à 10/05/2012
Dias e horários de estagio: segunda à sexta – feira de 08:00 às 14:00 hs

– Justificativa

O centro de Referência de Assistência Social,CRAS, e uma instituição considerada a “Casa da Família”.
E uma unidade publicar responsável pela oferta de serviços continuados de proteção Social básica de assistência social ás famílias em situações de vulnerabilidades Sociais.
O CRAS é uma unidade pública, efetivadora da referência e contra referência do usuário na base municipal, localizada em áreas com maiores índices derisco e vulnerabilidade social decorrente da pobreza, com privação e/ou fragilização de vínculos afetivos na rede socioassistencial do SUAS, é um referencial para os serviços das demais políticas públicas, onde são ofertados os serviços e ações do PAIF e onde podem ser prestados outros serviços, programas, projetos e benefícios da proteção social básica. O PAIF e o CRAS não são sinônimos, o PAIF éum programa, enquanto o CRAS e um espaço físico, um equipamento onde obrigatoriamente, executar o PAIF. Principal objetivo do CRAS é o acompanhamento das famílias em grupos/oficinas socioeducativos, de convivência familiar, de reflexão, outros; proteção pro – ativa, por meio de visitar domiciliar; encaminhamento (com acompanhamento tanto assistencial e psicológico) entre outros.
Aprincipal atuação do CRAS é a proteção social básica, destinada prestação de serviço social continuado as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: garantindo o acolhimento, o acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivências ou por ações socioassistenciais, encaminhamento para rede de proteção social existente no lugar ondevive e os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio garantia dos seus direitos de cidadania e convivência família e comunitária.
Articulando e fortalecendo a rede de Proteção Social Básica local;
Um dos sentidos da unidade publica do CRAS, destaca a prevenção as situações de risco no território onde vivem famílias em situações de vulnerabilidade social, uma das principaisatuações e o apoio as famílias e indivíduos em suas demandas;
Um dos principais equipamentos do CRAS e o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais a comunidade, inserindo - os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários garantindo o acesso aos seus direitos e cidadanias;
A importância do CRAS para a proteçãosocial e para as famílias, e ofertar serviços, programas, benefícios, projetos e atividades no espaço físico do CRAS, desde que estes não modifiquem substancialmente a natureza e as funções essenciais dos serviços do CRAS, de acordo com as definições no manual de orientações técnicas.
Em suma as demais atividades não podem prejudicar a execução do programa PAIF, e a ocupação dos espaços aele destinados.
Uma das condições indispensáveis para o funcionamento do CRAS, e desenvolver, obrigatoriamente, o programar PAIF. O CRAS tem a existência necessariamente vinculada ao funcionamento do PAIF – Programa de Atenção Integral à Familiar, ou seja, a implementação do PAIF, e cofinanciado ou não pelo Governo federal, e condição essencial e indispensável para o funcionamento...
tracking img