Adaptacao ao meio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN/ ANHANGUERA

ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO

Cascavel/2012
União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN/ ANHANGUERA



ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO



Este trabalho foi elaboradoPara a disciplina de Natação
Pelos os alunos do curso
De Educação Física 1º A
Professor:Itamar.


Cascavel/2012
Introdução

O objetivo deste estudo é verificar e analisar a relação entre o processo de adaptação ao meio líquido. O conceito de adaptação ao meio liquida, usualmente, identifica-se com a 1ª fase da formação do nadador.

ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO

A adaptação ao meio líquido inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase deadaptação é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O primeiro contato com a água o aluno (a) sente alterações em seu corpo, que são na maioria das vezes normal. É necessária uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido "trauma de água". Uma má adaptação ao meio líquido poderá influir negativamente em uma aprendizagem futura. A boa adaptaçãoao meio líquido dependerá principalmente da relação aluno e água, sendo resultado da maneira pela qual a aproximaram do meio líquido e do tempo que lhe concederam para brincar caso criança. Durante a aprendizagem da natação, o aluno ira ancontrar problemas especificos independente da idade, a adapitação ao meio líquido, que se subdivide em: Adaptação Psicológica, Adaptação Fisiológica.ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA: visa familiarizar o aluno ao meio líquido de uma maneira mais lúdica, através de jogos e brincadeiras que busquem contato direto com a água.
ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA: visa ambientar o aluno a partir da imersão (mergulho) do rosto e/ou cabeça. Nesta fase, inicia a respiração principalmente a expiração que favorece tremendamente o acesso ao fundo. Esta fase depende muito de um bomtrabalho durante a fase de adaptação psicológica. Nesta fase de adaptação devemos dar confiança ao aluno afim de que ele aprenda a dominar este meio, deslocando-se e movimentando-se com facilidade. O contato físico,e o contato social que o aluno terá com o professor e a segurança, pois, não basta que o aluno esteja seguro e sim que ele se sinta seguro. Após esta fase podemos dar os primeirosexercícios de adaptação. - Com o auxílio do professor o aluno sentará na borda da piscina com as pernas dentro d’água sem movimentá-las e depois sem auxílio do professor irá flexionar e estender as pernas; - Em decúbito ventral de frente para a piscina, o aluno colocará as mãos dentro d’água e fará movimentos circulares e em seguida jogando água no rosto; - Com auxílio do professor oaluno descerá a escada entrando na piscina deslocando segurando a mão do professor dando volta na mesma, a fim de conhecer o meio que irá trabalhar.
Na adaptação ao meio liquido existem como preocupação a aquisição dos seguintes objetivos:

CRIANÇAS:
1. Caminhar dentro da água de frente e de costas;
2. Mergulhar a cara na água e expirar;
3. Abrir os olhos com o corpo em completasubmersão;
4. Saltos para a água de pé;
5. Equilíbrio e flutuação dorsal e ventral;
6. Deslize dorsal/ventral com placa
7. Deslize dorsal/ventral sem placa;
8. Deslize dorsal/ventral sem placa com batimentos de pernas.

ADULTOS:
1. Caminhar, correr dentro da água de frente e de costa;
2. Mergulhar a cara na água e abrir os olhos;
3. Controlar a respiração boca,...
tracking img