Adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM SMITH

Foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade de Kirkcaldy, em 05 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo nodia 17 de julho de 1790. Foi considerado o pai do Liberalismo econômico, em plena época do iluminismo.
Sua principal teoria baseava-se na idéia de quedeveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresáriosregularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.As idéias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reisabsolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa. Sua teoria foi de fundamental importânciapara o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Principais obras:
• Teoria dos sentimentos morais.
Smith examina criticamente o pensamento moralde seu tempo, e sugere que a consciência surge das relações sociais. Seu objetivo ao escrever a obra foi para explicar a origem da capacidade da humanidade emformar juízos morais, apesar da natural tendência dos homens aos auto-interesses.
• A Riqueza das Nações
Foi uma obra muito influente, uma vez que foi uma grandecontribuição para o estudo da economia e para tornar uma disciplina independente. Este livro tornar-se-ia uma das obras mais influentes no mundo ocidental.
tracking img