Resenha de iracema de jose de alencar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA SINTAXE

1.O texto é uma fábula. Explique.
texto é uma fábula (texto narrativo breve cujos personagens são animais dotados de qualidade oucomportamentos humanos). A finalidade do texto é apresentar um paradigma de comportamento, do qual se pode extrair um preceito moral

2.Explique por que os urubus são “aves pornatureza becadas”.
podemos concluir que se trata de um referência às penas pretas e a seu modo de empoleirar-se, que lembram as figuras dos acadêmicos que trajam becas..3 A apresentação dos urubus é irônica? Comente.
Irônica. Percebemos a ironia na expressão aves por natureza becadas (ou seja, por natureza propensas à vida acadêmica), nouso do verbo gargarejavam, nos detalhes do comportamento (nomes pomposos, sonho dos urubuzinhos, respeitáveis urubus titulares etc.).

4. Ser diplomado equivale a saberfazer? Baseado no texto, comente as relações entre saber e burocracia.
Posse de um diploma está muito mais relacionada com a satisfação de trâmites burocráticos e asubmissão a certos procedimentos do que com o conhecimento efetivo de um determinado modo de fazer.

5. Indique o sujeito das formas verbais “decidiram”, haveriam de setornar”, fundaram”, “importaram”, “gargarejaram”, “mandaram”, “fizeram”.
Elíptico ( ELE)

1. “E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que taiscoisas houvessem.”
a) Qual o sujeito da locução verbal “haviam imaginado”?
b) O uso da forma verbal “houvessem” contraria os preceitos na norma culta da línguaportuguesa? Explique.

2. A relação entre o sujeito e o predicado participa da rede de inter-relações que é o texto. De que forma “Os urubus e sabiás” comprova isso?
tracking img